03/10/2012 - 21:00
Comunidade
Tecnologia de baixo custo
Obter água de qualidade e por um longo período ainda é um dos grandes desafios de quem vive na região do semiárido brasileiro. Graças à parceria entre o governo federal e as empresas, essa situação poderá mudar em breve. Uma das iniciativas é o Programa Bomba d’Água Popular (foto), criado pela Volkswagen. O projeto se baseia na utilização de um equipamento de baixa complexidade técnica, fácil operação e elevada eficiência. Com ele, é possível retirar até 2,5 mil litros de água por hora de lençóis freáticos situados até 100 metros de profundidade.
Resíduos
Desperdício em alta
O Brasil está deixando de arrecadar uma fortuna em função da negligência na adoção de programas de reciclagem de lixo. Pesquisa do IBGE mostra que 30% dos domicílios já fazem a separação do lixo. No entanto, apenas 40% desse montante vai para projetos de reciclagem. Conheça mais detalhes sobre esse tema:
Design
Óculos irados
O skate não precisa ir para o lixo quando acaba sua vida útil. Pelo menos é o que propõem as grifes EQO Optics, do Colorado, e a Vuerich, de Barcelona, que usam as tábuas descartadas, também conhecidas como shapes, na produção de armações de óculos (foto). Elas são à prova d’água, leves e têm um jeitão estiloso. A matéria-prima é recolhida com os skatistas dessas cidades.
Poluição
Carvão ecológico
Trabalho conduzido pelo Centro de Tecnologia Mineral, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro, pretende elevar esse resíduo à condição de “herói ambiental”. Os pesquisadores desenvolveram um método que usa o carvão na recuperação de rios e lagoas poluídos. Funciona assim: as cinza “sequestram” os metais pesados, facilitando sua posterior remoção.
Empresas do Bem
Parceria
Florestas do Bradesco
Um dos mais longevos instrumentos de captação de recursos para causas sociais, o título de capitalização Pé Quente, do Bradesco, presidido por Luiz Carlos Trabuco Cappi, não para de crescer. No primeiro semestre, foram comercializados 1,3 milhão de títulos, que destinam parte dos recursos captados a diversas ONGs. O destaque foi o título em parceria com o SOS Mata Atlântica, cujas vendas aumentaram 184% em relação a 2011.
Empreendedorismo
Receita de sucesso
A octogenária Duas Rodas, de Jaraguá do Sul (SC), líder na venda de insumos para a produção de sorvetes, quer ajudar as donas de casa e microempresárias do setor de alimentação a melhorar sua renda. Para isso, criou o projeto Eu Que Fiz, cuja ambição é incrementar os dotes culinários dessas mulheres. As aulas são realizadas em uma oficina instalada dentro de um caminhão (foto) e começaram pelo bairro de Alagados, comunidade carente de Salvador.