24/03/2023 - 0:40
Não será barato. Mas por algo em torno de R$ 55 milhões (ou 8,5 milhões de libras esterlinas) é possível comprar a casa georgiana em que a escritora inglesa Jane Austen (1775-1817) nasceu e viveu até os 26 anos – ela morreu aos 41.
Na residência, a autora escreveu parte de sua obra, incluindo os clássicos Razão e Sensibilidade, seu primeiro livro (que no cinema teve versão com nomes de peso, como Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant) e Orgulho e Preconceito (nas telas com Keira Knightley).
A residência original, na verdade, foi demolida em 1826 por Edward Austen, um dos irmãos de Jane, que ergueu no mesmo local o que é conhecido como a Steventon House. “Embora a casa original não exista mais, o que existe hoje é a gloriosa visão georgiana de seu irmão mais velho, Edward, que é muito condizente com o mundo no qual Jane escreveu”, afirmou em comunicado à imprensa Ed Sugden, diretor da imobiliária que trata da venda, a Knight Frank & Savills.
Bem… chamar de casa é excesso de humildade. Trata-se de uma mansão de seis quartos, quatro banheiros principais, quatro salas de recepção, jardim murado, um chalé autônomo com outros dois quartos, quadra de tênis, piscina, estábulo, um pequeno pasto e, claro, um pomar. Tudo num terreno de 200.000 m2 a uma
hora e meia de Londres. www.knightfrank.co.uk
(Nota publicada na edição 1317 da Revista Dinheiro)