São famosos com milhões de seguidores nas redes sociais. Alguns chegam a ter faturamento anual acima de R$ 1 milhão apenas com os conteúdos produzidos nas plataformas digitais. Ganham muito dinheiro e usam sua popularidade para aplicar o recebem em negócios do mundo físico. De lanchonetes a linha de maquiagem. De açougue a time de eSports, passando por banco digital. E as empresas e aplicações feitas já rendem mais receita do que as produções que fazem para a internet.

É o caso de Pedro Afonso Rezende Posso, mais conhecido como RezendeEvil no YouTube, onde tem mais de 31 milhões de inscritos. Na plataforma de vídeos mostra games e desafios que arrebata uma legião de fãs desde quando tinha 15 anos. Hoje, aos 26, possui vários negócios que empregam diretamente 150 pessoas e indiretamente cerca de 500. “Meu maior faturamento não vem mais do YouTube. Com o tempo isso mudou. Mas sempre levo meu canal como carro-chefe das minhas atividades no dia a dia”, afirmou Rezende à DINHEIRO.

PORTFÓLIO Carlinhos Maia abriu um banco digital e virou sócio de uma rede de hamburgueria que tem plano de chegar a 1 mil unidades. (Crédito:Divulgação)

Os investimentos do influencer vão desde os mais tradicionais — “orientado pelo meu pai, comprei dois imóveis antes de ter um carro, aos 18 anos” — aos “impensáveis”, como ele define. Nessa categoria entra seu mais novo empreendimento, o Rezendog, um fast food em que a principal atração é o “dog frango”, muito conhecido no Paraná, especialmente em Londrina, onde fica a base do youtuber. É um cachorro-quente com salsicha dividida ao meio na vertical, com frango desfiado e maionese especial. A ideia surgiu em conversa com amigo e empresário do ramo de entretenimento Gabriel d’Avila, que virou seu sócio no negócio. “Aceitei o desafio, mas queria colocar no mercado o melhor dog frango. Eu como desde pequeno e sei o sabor que as pessoas gostam por aqui”, disse Rezende. Foram mais de 30 provas até chegar ao lanche atual. A loja foi aberta em novembro e o sucesso foi rápido como seus vídeos na internet. Ganhou o gosto dos londrinenses. E já vendeu sua primeira franquia, que será aberta em Maringá, outra cidade paranaense a 80 quilômetros da matriz da Rezendog.

Os planos de expansão da rede de fast food são ambiciosos: chegar a 1 mil unidades em todos o Brasil até 2030. “É um projeto ousado, mas acredito muito no produto”, disse Rezende. “Tem muito mercado. As pessoas não conhecem”, disse o influenciador digital, que leva os artistas e amigos de todos os lugares do País com quem grava suas produções em Londrina para comer o dog frango. “Todo mundo gosta.”

Além da empreitada gastronômica recém-inaugurada, Rezende entrou como sócio do time de eSports Red Canids, que atua principalmente em jogos de League of Legends (LoL). Outro braço empresarial do criador de conteúdo é a agência ADR, que gerencia a carreira de outros influenciadores, dos mais diversos ramos. Uma das estrelas é Key Alves, jogadora de vôlei que participa do Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo.

EMPRESÁRIA Bianca Andrade, a Boca Rosa, tem sua própria linha de maquiagem, que fechou 2022 com receita de R$ 160 milhões. (Crédito: Adalto JR)

Outro fenômeno da internet que investe no mundo físico é Bianca Andrade, a popular Boca Rosa. Ela começou a carreira compartilhando dicas de maquiagem no YouTube, onde tem atualmente 5,7 milhões de seguidores. No Instagram são 18,4 milhões. Desde 2018 Bianca tem sua própria linha de maquiagem em parceria com a famosa marca de cosméticos Payott, chamada Boca Rosa Beauty. A estimativa é de que a receita da marca no ano passado tenha alcançado R$ 160 milhões. Amigo de artistas e atletas, Carlinhos Maia tem 26,6 milhões de fãs no Instagram e outros 2 milhões no Youtuber. Também apostou no mercado de lanches ao entrar como sócio, em 2021, da hamburgueria The B-Burguers, idealizada pelo chef Ítalo Bruno em Maceió (AL). Já são 400 unidades e a expectativa é atingir 1 mil nos próximos três anos. Maia usa sua determinação nas redes sociais para os negócios. Em junho de 2022 criou o Girabank, um banco digital que aprova cartões sem análise de crédito e atrair os desbancarizados.

Domingos Neto, o Netão, fez um caminho inverso. Antes de se tornar famoso na internet, era conceituado açougueiro em Santos, litoral paulista, onde aprendeu a profissão com seu tio. Em 2014 comprou o antigo estabelecimento do familiar e rebatizou como Bom Beef. Começou a fazer vídeos nas plataformas digitais e tornou-se popualr. Fechou 2022 com 51 unidades em operação. Em 2023, o objetivo é chegar a 150. Paralelamente, lançou a hamburgueria que leva seu nome. São nove restaurantes e o plano é alcançar a marca de 50 lojas. Outro negócio está no forno: uma casa de parrillas, que será inaugurada em breve. O ecossistema de carnes de Netão fatura R$ 200 milhões. Negócios de milhões. Milhões de seguidores. Milhões de reais.