O que faz a VG Research?
A empresa foi fundada em 2019. Somos uma casa de análise com foco em trazer a liberdade financeira para os nossos clientes. Para isso, trabalhamos em três segmentos: consultoria, análise e treinamento. O último é um dos mais recentes. Ele foi lançado com o intuito de transformar nossos clientes em investidores bem sucedidos.

Por que o mercado acionário foi tão mal ao longo de 2022?
Vários fatores influenciaram o desempenho do Ibovespa no ano. O primeiro deles foi a incerteza política, causada pelas eleições. No Brasil, se o investidor olhar os últimos anos eleitorais, vai contastar que todos tiveram muita apreensão na renda variável. Mas isso está dentro do esperado. Na primeira vez em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, em 2002, a Bolsa brasileira caiu 17% no acumulado do ano. No entanto, em 2006, na eleição seguinte, a Bolsa subiu 30%. Então, é normal o mercado ficar agitado em momentos como esse, mas o ideal para o investidor, é olhar a Bolsa como investimento de longo prazo. Com perspectivas de 20 anos, não de apenas de dois ou três anos.

O mercado tem razão em se assustar com Fernando Haddad no Ministério da Fazenda?
O nome do Haddad é totalmente político. Eu enxergo que o mercado está um pouco exagerado com as quedas recentes. Fernando Haddad provavelmente terá uma equipe técnica para apoiá-lo, assim como foi com Antonio Palocci, que era um nome político também. O ideal é o mercado deixar de ser especulativo e esperar o governo começar a trabalhar.

Você acredita que o Ibovespa está atrativo para 2023?
Embora o período seja de muita volatilidade, o Ibovespa está mais barato do que no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo. Na época, o indicador estava, nominalmente, na casa dos 38 mil pontos, enquanto hoje está próximo dos 100 mil. Quando o investidor vê a pontuação dessa forma pode estranhar a afirmação de que a Bolsa está barata, mas quando visualizamos pela métrica preço sobre lucro, o Ibovespa era negociado a 9,26 vezes, e hoje esse indicador é negociado a 4,5 vezes. Ou seja, o Ibovespa pode parecer interessante para o investidor.

NOTAS 

First Trust fornecerá educação sobre ETFs

A First Trust informou que fechou parceria com a HMC ITJ para fornecer educação em ETFs (Exchange Traded Funds) para investidores institucionais, especialmente fundos de pensão, gestores de ativos, Private Banks, Multi-Family Offices e seguradoras. A HMC ITJ também será responsável pela distribuição desses produtos financeiros no Brasil. A First Trust já lançou BDRs de ETFs na Bolsa (B3) ao longo de 2022. A companhia norte-americana possui US$ 180 bilhões em ativos sob gestão distribuídos por todo o planeta.

Crypto.com obtém licença no Brasil

A Crypto.com informou que obteve licença de instituição de pagamento (EMI) no Brasil. De acordo com a empresa, a autorização foi emitida pelo Banco Central. Para o CEO da Crypto.com, Kris Marszalek, o Brasil e todo o mercado da América Latina são regiões importantes para o mundo cripto. “Estamos incrivelmente orgulhosos de garantir a licença no Brasil, o que nos permite liderar como uma plataforma segura, protegida e compatível”, disse. Um estudo da Chainalysis, classificou o Brasil na 7º colocado no índice de criptomoedas.

B3 fará registro de gravame em fundos

A B3 informou que fará registro de gravame de cotas em fundos de investimentos. A companhia destacou que um dos objetivos é facilitar a concessão de crédito pelas instituições financeiras tendo como garantia as referidas cotas. O gravame passa a ser aceito em consonância com a publicação da resolução 174 da CVM, que abordou a atuação das entidades registradoras na constituição de ônus e gravames sobre valores mobiliários registrados, solucionando uma insegurança jurídica até então existente.

EM ALTA
6,98% 

Foi a alta no preço do dólar na comparação com o euro no acumulado de 2022 até o término da primeira quinzena de dezembro. De acordo com o diretor de Research e sócio da Quantzed Leandro Petrokas, dois motivos explicam a valorização da moeda norte-americana. O primeiro são os juros maiores nos EUA, que estão entre 4,25% e 4,5% ao ano, enquanto a taxa está em 2,5% ano na zona do euro. “Já o segundo fator é a guerra na Ucrânia, que causou tensões entre a Europa e a Rússia, o que foi negativo para a moeda”, disse.

EM BAIXA
68,56% 

Foi a queda do preço do ethereum em relação ao dólar no acumulado de 2022 até o fim da primeira quinzena de dezembro. Segundo o analista de criptomoedas e sócio da Quantzed Criptos João Galhardo, a queda do ativo está atrelada à questão do aperto monetário realizado pelo banco central americano, o Federal Reserve (Fed). “Quando os juros sobem, há uma fuga de capital dos ativos de risco para a renda fixa e as criptomoedas são os investimentos de risco que mais sofrem com isso”, disse.