14/03/2012 - 21:00
Fundos de pensão
A aprovação do plano de previdência complementar dos servidores federais deve dar alento à criação de cinco novos fundos para servidores estaduais. Os Estados de Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Rio de Janeiro, do governador Sérgio Cabral, trabalham em propostas para aposentar seus empregados sem onerar o Tesouro estadual. O governo de São Paulo já aprovou proposta semelhante à da União, para estancar o déficit, que somou R$ 9 bilhões no ano passado.
Diplomacia
Mascates tipo exportação
Com uma política de promoção comercial a cumprir até 2014, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, alterou o currículo de formação de diplomatas. Desde janeiro, o Instituto Rio Branco tem uma nova cadeira, na qual são estudados exportações e atração de investimentos. A ideia é reforçar o trabalho dos 110 escritórios de promoção, espalhados pelas embaixadas brasileiras.
Defesa
Forças Armadas unidas
Deve ficar para maio a decisão do programa FX-2, de compra de caças para a Força Aérea. Ate lá, a Defesa acerta os detalhes do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. A partir de abril, as Forças Armadas devem seguir uma diretriz única para a aquisição de armamentos. Com isso, a facilidade de uso no porta-aviões da Marinha deve influenciar na escolha dos caças da Aeronáutica.
Ministérios
Juntos venceremos
O PSC e o PTB intensificaram as conversas para a formação de um bloco informal no Congresso. Com 40 deputados e seis senadores, as duas legendas estão de olho no Ministério do Trabalho, cativo desde 2007 do PDT e atualmente ocupado por um interino. Além de votar contra o fundo de previdência dos servidores, os brizolistas colecionam desgastes desde a queda do ex-ministro Carlos Lupi.
Segurança
Blindagem nos eventos
O setor de segurança privada está prestes a receber um empurrão do governo para ampliar seus negócios. Está pronta para ser publicada uma portaria do Ministério da Justiça, elaborada pela Polícia Federal, Fifa e sindicatos de empresas, que prevê critérios de treinamento para a presença de vigilantes em grandes eventos como Copa, Olimpíada e shows internacionais. As empresas de segurança esperam ter 60 mil homens só para a Copa.
Energia
O rosto da desapropriação
O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, prepara um grande cadastro de famílias que não foram indenizadas pela construção de 470 hidrelétricas, desde a década de 1970, como Tucuruí e Itaipu. Na quarta-feira 14, o movimento brasileiro da causa (MAB) cobrará de Carvalho e da presidenta Dilma Rousseff o cumprimento da promessa.
Notas
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi escalado pelo Palácio do Planalto para colocar o Brasil na liderança da reforma da Organização Mundial da Saúde (OMS). Padilha tenta um acordo para facilitar o registro de medicamentos e reduzir os preços dos remédios mais caros durante a Assembleia-Geral da OMS, em maio.
Empresas estrangeiras interessadas na licitação do trem-bala – adiada para junho – temem o efeito da oscilação do câmbio nos valores envolvidos no projeto. Essa não é a única preocupação das empresas. Na quarta-feira 7, com a rejeição pelo Senado da recondução de Bernardo Figueiredo à presidência da ANTT, a agência que comanda o processo ficou acéfala.
Colaboraram: Cristiano Zaia e Guilherme Queiroz