02/03/2011 - 21:00
Isso porque boa parte da safra que os americanos pretendem colher no período 2011-2012 já estaria comprometida com negociações no mercado futuro. A reduzida oferta de grãos e o aumento do consumo, especialmente na China, fizeram com que o preço do milho, da soja e trigo atingisse nível recorde nos últimos 12 meses.
Em um ano, as cotações subiram 92%, 44% e 69%, respectivamente. Parte desse fenômeno se deve aos efeitos das mudanças climáticas sobre o desempenho das lavouras no Estados Unidos. Por conta disso, pesquisadores e governantes falam abertamente na possibilidade de escassez de determinados produtos, já que a criação de frangos e suínos, por exemplo, depende essencialmente de grãos.
Biodiesel
Avanço na produção
O setor de biodiesel não para de crescer no Brasil. Dessa vez, quem anuncia investimentos na área é a gigante americana ADM, com faturamento anual de US$ 62 bilhões. A companhia iniciou o plantio de 21 mil hectares de palma no Pará. O valor gasto no empreendimento, que inclui uma unidade de esmagamento de grãos, não foi revelado. Apesar de sua pequena importância relativa no segmento de biodiesel, o óleo de palma se tornou uma opção para as empresas instaladas na região Norte.
Resíduos
Oportunidade de negócios
A Política Nacional de Resíduos Sólidos ainda não entrou em vigor. Contudo, muitos empreendedores estão buscando oportunidades nessa área. É o caso de Guilherme Brammer, da ONG TerraCycle. Brammer criou a GreenBusiness, com o objetivo de oferecer o serviço de logística reversa para empresas. A ideia é dar um destino correto aos produtos após sua vida útil.
Construção
Cada vez mais verde
Em apenas três anos, o Brasil já se destaca no ranking de países que contam com construções sustentáveis. A lista é elaborada pelo Green Building Council Brasil, uma das principais entidades do setor. Os chamados prédios verdes são feitos com materiais ecológicos, como madeira certificada. Depois de prontos, eles consomem 30% menos energia e até 50% menos água. Confira o ranking (em unidades):
Design
É de criança que se começa a aprender lições sobre ecologia. Pelo menos é o que pensa o designer americano Pete Oyler. Foi com base nesse conceito que ele concebeu uma linha de poltronas feitas de papelão descartado. O mais curioso é que para moldar as peças Oyler usou uma marreta. O resultado é, no mínimo, intrigante. As poltronas são destinadas aos pimpolhos entre dois e cinco anos de idade.
Empresas do Bem
Comunidade
Land Rover apoia a Cruz Vermelha
Parceria entre a montadora britânica Land Rover e as ONGs Cruz Vermelha e Crescente Vermelho deverá ajudar na recuperação da região serrana do Rio de Janeiro. Dois veículos foram colocados à disposição das entidades. Os carros chegaram a Itaipava, distrito de Petrópolis, dirigidos pelos pilotos Suzane Carvalho e Rafael Suzuki, que se ofereceram como voluntários.
Alfabetização
Educação nos canteiros de obra
Um dos mais longevos projetos de alfabetização em canteiro de obras, o Educar é Crescer, da Racional Engenharia, vai atualizar a metodologia de ensino e capacitar os professores por meio de workshops promovidos pela Ação Educativa. Em 24 anos de existência, 3,5 mil trabalhadores foram alfabetizados, dos quais 75% continuaram os estudos.