12/12/2012 - 21:00
Clima
Brasil na mira dos desastres
Por diversas gerações os brasileiros têm repetido o mantra segundo o qual o País é um lugar abençoado, pois os desastres naturais são pouco frequentes. Na verdade, embora o Brasil não seja assolado por furacões ou terremotos, não se pode levar a ferro e fogo a crença popular, como indica um estudo, que acaba de ser divulgado pelo Banco Mundial, mostrando o impacto financeiro dos recentes desastres causados por mudanças climáticas, no período 2008-2011.
Tecnologia
E do plástico se fez petróleo
A americana Agilyx desenvolveu um processo de reciclagem de plástico que pode dar um novo impulso ao setor. A técnica consiste na trituração do plástico e seu posterior aquecimento dentro de uma cápsula, até se trasformar em petróleo. O aproveitamento é de até 80% do combustível usado na produção da peça original. O foco da Agilyx são as empresas gestoras de aterros sanitários, pois a técnica permite usar até material contaminado.
Energia
Com a força do vento
A alemã Siemens acaba de desenvolver a maior turbina eólica do mundo (foto). Cada hélice possui uma envergadura de 75 metros, semelhante às asas do gigante Airbus 380, e capaz de gerar seis megawatts por hora, o suficiente para abastecer seis mil residências. O equipamento foi instalado na costa de Osterid, cidade da Dinamarca, onde será submetido a testes. A empresa dinamarquesa Dong encomendou 300 unidades para um projeto energético a pedido do governo britânico.
Mobilidade
Um Fiat na tomada
A italiana Fiat saiu atrasada na corrida do carro elétrico. Para tentar recuperar terreno, a montadora de Turim desenvolveu uma versão de seu compacto premium 500e (foto). O automóvel, que acaba de ser exposto no Salão do Automóvel de Los Angeles, chegará às ruas em 2013. A única diferença visível em relação ao modelo tradicional é que a alavanca de câmbio foi substituída por quatro botões.
Empresas do Bem
Trabalho
Aprendizes da Duratex
Jovens moradores de Uberaba, no Triângulo Mineiro, terão a oportunidade de aprender uma profissão, enquanto fazem estágio na filial local da Duratex, fabricante paulista de painéis de madeira, comandada por Henri Penchas. Os jovens serão integrados ao programa Formare, de capacitação de mão de obra, do qual a Duratex é parceira desde 2003.
Ecologia
Lições da Claro
A operadora de telefonia celular Claro decidiu unir o programa de bônus aos clientes com a sustentabilidade. Por meio de seu braço social, a empresa pretende incentivar seus clientes a descartar, de forma correta, aparelhos celulares e acessórios. As dicas constam da cartilha Lixo Eletrônico (www.institutoclaro.org.br), que pode ser baixada na internet.