Acrença dos chineses de que crise é sinônimo de oportunidade nunca foi tão válida quanto atual­mente para o setor elétrico. Com a forte estiagem que atinge o Brasil desde meados do ano passado, as hidrelétricas reduziram o ritmo para preservar seus reservatórios, o que acabou impulsionando as usinas termelétricas, cuja participação na matriz energética cresceu de 24% para 30% do total, entre 2012 e 2013. Quem se aproveitou da situação crítica e fez do limão uma limonada foi a Arembepe Energia, uma subsidiária da Petrobras. Inaugurada em 2010, no Polo de Camaçari (BA), a geradora foi a vencedora do ranking setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.

Com as térmicas ocupando um lugar cada vez mais estratégico no abastecimento, a Arembepe gerou, no ano passado, 496.854 megawatts/hora (MWh). “É um resultado bastante superior àquele realizado em 2012”, afirma o presidente da empresa, Clodoaldo Novais, referindo-se aos 272.900 MWh obtidos naquele ano. O salto das operações contribuiu para uma disparada de 69% das receitas, para R$ 433 milhões, e, sobretudo, do lucro, que ficou em R$ 93 milhões, expansão de 166% sobre o mesmo perío­do do ano passado. “Estamos operando para atender às demandas de energia solicitadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico”, diz Novais.

Construída em parceria com a Cibe, empresa do Grupo Bertin, a Arembepe passou ao controle integral da Petrobras, em março de 2010, e sofreu uma profunda reestruturação para reverter os prejuízos que apresentava. “Passamos a contar com um grande conjunto de práticas gerenciais consolidadas”, afirma Novais. No que depender da escassez de chuvas que persiste, os lucros devem continuar elevados. Até setembro, a companhia já forneceu mais energia do que o total do ano passado: 649.481 MWh. Para a Arembepe, as oportunidades estão longe de secar.

———————

Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:

Ser educacional é a empresa do ano
Um olho na gestão, outro na qualidade
Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
O rei do chimarrão
Do campo à mesa
Com as peças no lugar
Colhendo na terra arrasada
Ovos de ouro
A todo gás
Lição de casa
Passos acelerados
Tempo de oportunidades
Tecnologia aplicada à construção
Infraestrutura em evolução
De olho nos pequenos
Focada no crescimento
Resultados a reboque
A química da inovação
Se descuidar da saúde
Sorriso em expansão
A Aviação voa mais alto
Família em festa
Reestrutar para crescer
Crescimento sob medida
Embalando resultados
Pista livre
Diversificar para sobreviver
Cartilha ambiental
A saída é pelo Nordeste
Um caminho próspero
Surfando no pré-sal
Pé no acelerador
Fórmula do crescimento
Água limpa e abundante