13/11/2015 - 20:00
A atriz americana Jessica Alba está acostumada a atrair milhares de espectadores às salas de cinema. Em 22 anos de carreira, ela já atuou em cerca de quarenta produções, como a franquia Quarteto Fantástico, na qual ela interpreta a Mulher Invisível. Nos últimos tempos, no entanto, a estrela de Hollywood vem brilhando em outro palco, distante dos sets de filmagem: o mundo dos negócios. O roteiro para esse novo papel começou a ser escrito em 2012, quando Jessica fundou a The Honest Company, ao lado dos americanos Christopher Gavigan e Brian Lee.
Através de sua loja virtual, a empresa oferece uma linha de mais de 150 produtos ecologicamente corretos em segmentos como higiene, alimentação e beleza. O carro-chefe são as fraldas infantis não tóxicas. “Nossa missão é oferecer produtos mais sustentáveis e saudáveis para as famílias de hoje e as futuras gerações”, afirma a atriz, no site da companhia. Com uma receita de US$ 170 milhões em 2014, a startup também investe em um modelo de assinatura online mensal, pelo qual os consumidores escolhem os itens de sua preferência e a frequência de entrega em suas casas.
Em três anos no mercado, a The Honest Company atraiu US$ 222 milhões em quatro rodadas de investimento e está avaliada em US$ 1,7 bilhão. Na esteira desse “blockbuster”, Jessica entrou para o clube das mulheres mais ricas dos Estados Unidos, com um patrimônio de US$ 340 milhões. A diretora da consultoria britânica Euromonitor International, Sarah Boumphrey, destaca o potencial dos negócios sustentáveis. “Hoje, as preocupações ecológicas têm um impacto na decisão de compra de quase todos os consumidores”, diz Sarah.
Em uma pesquisa recente da consultoria, 53% dos consumidores afirmaram que a sustentabilidade é um fator importante na decisão de compra, à frente, por exemplo, da marca do produto. Capitalizada, a The Honest Company prepara agora seus próximos passos. A expansão internacional é uma das prioridades da startup, que está presente nos Estados Unidos e no Canadá. A Ásia é um dos focos. Em maio, a empresa anunciou uma parceria com o Coupang, principal site de comércio eletrônico da Coreia do Sul. Pelo acordo, o Coupang responderá pelas vendas e entregas dos produtos da marca no país.
Os planos da companhia incluem ainda a ampliação do portfólio e de seus canais de vendas. Atualmente, 75% dos produtos são vendidos pelo site da empresa. Os 25% restantes são comercializados em uma rede de mais de quatro mil varejistas, que inclui nomes como Target e Costco. Os projetos de Jessica não estão restritos à empresa. Em abril, a atriz passou a investir em outras startups. Os aportes incluíram as novatas americanas Managed by Q, que presta serviços de limpeza de escritórios gerenciados via iPad, e a Honor, serviço online de cuidadores de idosos. Hollywood, ao que parece, está ficando pequena para ela.
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Celebridades empreendedoras
• Jay-Z
Em 2011, o rapper americano fundou o Tidal, serviço de streaming de música, que atraiu dois aportes dos fundos Dreamlt Ventures e Great Oaks Venture Capital
• Luciano Huck
O apresentador criou o Joá Investimentos, em 2010. Em cinco anos, o fundo investiu em mais de 20 startups, como Peixe Urbano e Porta dos Fundos
• Ashton Kutcher
O ator americano é um investidor-anjo e cocriador de fundos como o A-Grade. Kutcher acumula 52 investimentos em 45 empresas, entre elas, o Airbnb, o Uber e o Foursquare