O que uma pequena empresa de Hackney, um bairro recuperado nos últimos anos da degradação no leste de Londres, que acabou de chegar ao faturamento de £ 1 milhão, tem em comum com as gigantes brasileiras BRF e JBS, donas de dezenas de bilhões de reais de receita por ano? As três companhias exportam seus produtos para mais de 100 países. Os produtos da BRF, por exemplo, podem ser encontrados em 140 mercados diferentes. A JBS exporta para 150. A nanica empresa londrina FormFormForm negocia um material inventado por ela para 133 países. Batizado de Sugru, trata-se de uma massa, feita com borracha de silicone, utilizada para moldar, colar e consertar coisas. 

 

17.jpg

Negócio grudento: o Sugru, um sucesso na internet criado pela irlandesa Jane,

agora vai ao varejo dos EUA 

 

Depois de grudada e esculpida no objeto, o Sugru fica ao mesmo tempo duro e flexível, além de ser à prova d’água. Pode servir para consertar fios de computadores e até ajudar a melhorar a empunhadura de um talher. Segundo a revista americana Time, trata-se da melhor invenção desde a fita adesiva. Em 2010, a publicação a colocou à frente do iPad, em uma lista sobre as principais inovações daquele ano. Fundada em 2009 pela irlandesa Jane Ní Dhulchaointigh, menos de seis horas após começar as suas vendas já havia conquistado clientes em 31 países. Seria provavelmente um recorde mundial no quesito de velocidade de exportações para diferentes partes do mundo, caso existisse essa categoria no Guinness – o livro dos recordes. 

 

“Foi um choque”, disse Jane à DINHEIRO. “Não tínhamos ideia de que seria tão popular e levamos meses para conseguir entregar os pedidos.” Jane teve ideia do Sugru quando era estudante da Royal College of Art em Londres. Tanto o seu sobrenome quanto o do produto vieram da Irlanda. Sugru é uma simplificação da palavra gaélica para brincar: súgradh. A próxima fronteira está nas vendas no varejo. Desde o fim do ano passado, o Sugru pode ser encontrado em prateleiras de 175 lojas do Reino Unido. Neste ano, será a vez de chegar ao varejo dos Estados Unidos.

 

18.jpg