Quando se aposentou em 2015, o jogador de basquete americano Kobe Bryant foi aclamado com um dos maiores de todos os tempos. Não é para menos. Kobe, como é conhecido, ganhou cinco títulos da NBA, o campeonato profissional dos EUA, e conta ainda com duas medalhas de ouro (Pequim e Londres). Na semana passada, o astro que fez história no Los Angeles Lakers anunciou que está de volta ao jogo, mas não em uma quadra de basquete. Ele decidiu criar um fundo de investimento em empresas de tecnologia e mídia com um capital inicial de US$ 100 milhões. 

Em seu novo time, ele conta com o sócio Jeff Stibel, empreendedor e um dos primeiros investidores no site Web.com, criador de sites e marketing digital. O fundo já nasce com a participação em 15 empresas, como na revista online de esportes The Players Tribune, fundada por Derek Jeter, ex-integrante do time de baseball New York Yankees. Fazem parte desta lista de startups como Soply, de jogos; LegalZoom, de soluções jurídicas; e na Juicero de sucos Juicero. Bryant e Stibel investem juntos desde 2013, mas decidiram formalizar os negócios com o fundo agora que o jogador deixou as quadras.

Ambos disseram que a experiência de um complementa a do outro, com Stibel trazendo sua bagagem na construção de empresas e Bryant com sua obsessão criativa no marketing e conselhos motivacionais para jovens empreendedores. “Não queremos entrar neste negócio para que as empresas utilizem a imagem de Kobe”, diz Stibel. “O objetivo é acrescentar valor real.”