21/03/2012 - 21:00
O designer Jean-Lucien Gay, sócio da suíça NAU, está chefiando uma pesquisa cuja ambição é mudar a forma como as pessoas encaram os veículos automotivos. Espera fazer isso por meio do desenvolvimento do primeiro carro-loft (foto) do mundo. Inspirado no Volkswagen Camper, o Ecco, que é movido à eletricidade, chama a atenção por suas linhas futuristas e pelo uso abundante de materiais como alumínio e vidro, além de contar com painéis solares. O alvo da NAU são os jovens bem-sucedidos. O Ecco possui extensores, baseados no mesmo conceito do canivete suíço, que possibilitam alongar seu tamanho. Ainda não foi definido qual o custo de produção de um bólido desse tipo, em escala industrial.
Aviação
Revolta no céu da Europa
A decisão da União Europeia de cobrar uma taxa de emissão de carbono das aeronaves que pousarem nos aeroportos do continente está gerando revolta. Um grupo de 23 países, incluindo o Brasil, os Estados Unidos, a Índia, a China e a Rússia, sede da companhia Aeroflot (foto), decidiu dar o troco. A ideia é que cada país defina o tipo de retaliação que pretende adotar. Para os ambientalistas, a crítica é exagerada, já que a taxa aumentaria em apenas R$ 1,71 o custo de uma passagem entre Londres e Moscou, por exemplo. Além disso, ela cobre apenas 15% das emissões estimadas por cada aeronave.
Energia
Ventos britânicos
Começa a mudar a paisagem no estuário do rio Tâmisa, cartão-postal de Londres. No início do mês, foi dado início à instalação da primeira das 175 turbinas eólicas do programa London Array. O objetivo é gerar um gigawatt com a força dos ventos, volume suficiente para abastecer 750 mil residências durante um ano e reduzir a emissão de CO2 em 1,4 milhão de toneladas. O consórcio formado pela E.ON, Dong Energy e Masdar investirá € 2,2 bilhões na empreitada.
Empresas do Bem
Água
A aposta da Amanco
A marca de tubos e conexões Amanco, controlada pela mexicana Mexichem e comandada por Maurício Harger, pretende sensibilizar os brasileiros sobre a importância da preservação e do uso racional da água. Para isso, incluiu o País no roteiro do Projeto Hydros, que tem como uma de suas principais vertentes a conscientização sobre a importância da água. O roteiro prevê a realização de oficinas e palestras em escolas da rede pública.
Trabalho
Aprendizes da Huge
A subsidiária da americana Huge, agência digital de design, decidiu apostar nos talentos locais para ampliar seu quadro de pessoal no Brasil. Para isso, lançará por aqui sua UX School, que consiste em um programa de capacitação de jovens recrutados em universidades. De acordo com Eduardo Torres, diretor-geral da Huge, quem se destacar será incorporado à agência.
Inovação
Tênis de arroz
Na corrida pelo calçado mais alternativo, a alemã Puma decidiu escalar o Re-Suede (foto). Seu solado é feito de uma mistura de látex reciclado com casca de arroz. O material permite que o tênis seja mais leve, sem perda de performance ou de durabilidade. Em relação aos modelos convencionais, a produção do Re-Suede gera uma redução de 80% nas emissões de dióxido de carbono (CO2).
Economia
Negócios verdes
Os investimentos nos chamados negócios verdes somaram US$ 3,3 trilhões no período 2007/2011, de acordo com a consultoria americana Ethical Markets. O dinheiro foi gasto em projetos e tecnologias capazes de reduzir a emissão de gases que causam o efeito-estufa. O relatório Green Transition Scoreboard 2012 indica também o seguinte: