21/09/2011 - 21:00
De produtor de fotonovelas, em 1957, a criador de uma editora que publica diferentes títulos de revistas. Com essas credenciais, o fundador da Editora Três, editor e diretor responsável da empresa, Domingo Alzugaray, foi homenageado pelo conjunto da obra como Editor do Ano 2011 pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER). O prêmio foi entregue na segunda-feira 11, no V Fórum ANER de Revistas, realizado em São Paulo, com a presença de cerca de 400 editores, jornalistas e profissionais do mercado publicitário. “A obra dele é tão importante que não faria sentido homenageá-lo simplesmente como Editor do Ano”, afirma o presidente da ANER, Roberto Muylaert. “Então, criamos uma homenagem especial, pelo conjunto da obra.”
Justa homenagem: Caco e Paula Alzugaray recebem de Roberto Muylaert (à esq.), presidente da ANER,
o prêmio Editor do Ano 2011, conferido a Domingo Alzugaray (acima, no destaque)
Brasileiro de origem argentina, Alzugaray veio para o País na década de 1950, e iniciou sua carreira como produtor de fotonovelas. Eventualmente, como costuma lembrar o empresário, ele próprio substituía um ou outro galã ausente nas sessões de fotos. Em 1972, ele fundou a Editora Três, que hoje publica as revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, IstoÉ Gente, Dinheiro Rural, Status, MotorShow, Planeta, Menu, IstoÉ 2016, Platinum e Select. “É uma justíssima homenagem a um dos precursores do segmento de revistas do Brasil”, disse Caco Alzugaray, presidente executivo da Editora Três. Com a irmã, Paula Alzugaray, ele representou o pai na homenagem prestada pela ANER. “Ele é um editor de revistas nato e esta é a constatação de quem sempre esteve ao seu lado, como filho”, afirmou Caco, visivelmente emocionado com a homenagem ao editor. “É o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira, de muita dedicação”, disse Paula. “Emociona a todos nós e estamos muito felizes.”
A homenagem da ANER a Domingo Alzugaray vem em um momento de bastante otimismo para os editores de revistas. Segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), a circulação de revistas cresceu 5,1% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período de 2010. Um dos palestrantes do V Fórum Aner, o empresário Luiz Lara, presidente da Associação Nacional das Agências de Propaganda (Abap), lembrou que, em 2010, o mercado brasileiro assistiu ao nascimento de 13 novas publicações. E só no primeiro semestre deste ano já são 14 novas revistas lançadas.