06/07/2011 - 21:00
A iniciativa, que integra o Programa Bem Receber Copa, do governo federal, recebeu 25 mil inscrições, neste ano, o dobro das vagas disponíveis, e pretende atingir 19 mil pessoas até 2013.
Mercado Financeiro
Seguro agrícola
Durante reunião nos dias 25 e 26 de junho, houve consenso, entre os membros do G-20 agrícola, sobre a necessidade de aumentar a produção mundial de alimentos e de oferecer uma maior transparência sobre os níveis de produção e estoque dos países. Mas o governo brasileiro ainda não está convencido dos males da negociação com papéis envolvendo commodities de alimentos, nos mercados financeiros, como sustenta a França. O diagnóstico do Ministério da Agricultura é de que, no Brasil, esses mecanismos ainda estão em estágio inicial e são benéficos, porque representam um seguro para o produtor rural.
Hackers
Perigo virtual
Após ataques de hackers a sites do governo, órgãos federais em Brasília engataram uma corrida em busca de empresas especializadas em sistemas antifraude cibernética, que as previnam de futuras invasões. O Banco do Brasil e a Caixa, por exemplo, já procuraram uma gigante do ramo, temendo que seus sites fiquem fora do ar. Cerca de 20 sites de órgãos do governo federal já foram atacados.
Funcionalismo
A conta-gotas
Depois de congelar concursos e novas contratações por causa dos cortes no Orçamento neste ano, o governo voltou a abrir vagas no funcionalismo. Nos últimos 30 dias, 340 nomeações foram liberadas pelo Ministério do Planejamento. Os concursados assumirão postos na Anatel, Aneel e Banco Central, órgãos com elevado déficit de funcionários.
Cena do Planalto
Sorriso amarelo
A presidente Dilma Rousseff recebe, com sorrisos, senadores da base aliada, para almoço no Palácio da Alvorada. Mas não atende à principal reivindicação dos parlamentares: a prorrogação dos restos a pagar de anos anteriores, que venceram na quinta-feira. As emendas não atendidas serão canceladas. A contrapartida dos congressistas deve vir no plenário, com a votação de projetos contrários aos interesses do governo.
Aviação
Controle remoto
O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, fez de seu gabinete uma extensão das salas de comando dos aeroportos. De sua cadeira, ele visualiza numa tevê as informações sobre o movimento de aeronaves e de passageiros, e monitora se os órgãos envolvidos na gestão dos aeroportos, como Infraero, Anac, PF e Receita Federal, estão trabalhando em sintonia.
Notas
O Judiciário sofreu um revés no pedido de reajuste para seus servidores, uma medida que teria impacto de R$ 6,4 bilhões nos cofres públicos. A Consultoria de Orçamento da Câmara emitiu nota contrária à emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que autorizaria o aumento. A avaliação é de que a folha de pagamento ficaria ainda mais inchada.
A empresa Trip lançará um novo sistema de reservas, com foco no turista estrangeiro. A partir de agosto, passagens poderão ser compradas pela internet fora do Brasil. Uma das metas da companhia é ampliar o número de passageiros para o Amazonas.