19/07/2013 - 21:00
Transportes
Não são apenas os leilões de concessão de rodovias e ferrovias que andam devagar. A própria recomposição da diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) segue em ritmo lento. Quando deixou o Ministério dos Transportes, em abril deste ano, o economista baiano Paulo Sérgio Passos, do Partido Republicano, foi indicado pela presidenta Dilma para presidir a agência. Mas a indicação foi engavetada no Congresso pelo senador amazonense Alfredo Nascimento, seu correligionário e antecessor na pasta, da qual foi demitido após denúncias de corrupção. Dos seis postos da agência, um está vago e três são ocupados por interinos.
Congresso
Problema de imagem
Durou pouco a preocupação do Congresso com a péssima imagem junto à população. Depois de três semanas com muitas votações e longas sessões até tarde da noite, na semana passada deputados e senadores resolveram abandonar o esforço e sair de férias, mesmo sem a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Oficialmente, a Casa continua funcionando, mas não há esperança de quórum sequer para abrir as sessões.
Revolução
Gafe francesa
O novo embaixador francês no Brasil, Denis Pietton, estreou no posto com uma gafe. Na festa para celebrar o dia 14 de julho, marco da Revolução Francesa, Pietton comparou as manifestações de junho no País à queda da Bastilha, que derrubou o governo imperial e deu início à República. Ele elogiou tanto os manifestantes quanto o governo, mas esqueceu que os dois estavam em lados opostos durante os protestos.
Telecomunicações
Conexão cearense
Uma obra que deve reduzir a dependência da internet brasileira dos Estados Unidos, o Ponto de Troca de Tráfego, de Fortaleza, no Ceará, precisa de um acordo entre o governo federal e a prefeitura local para começar a ser construído. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, promete liberar o projeto, orçado em R$ 60 milhões, até agosto.
Argentina
Sem comemoração
A recuperação das exportações para a Argentina, com aumento de 5,5% no primeiro semestre, não está sendo comemorada pelos empresários brasileiros. Como os argentinos precisam de um superávit de pelo menos US$ 10 bilhões para fechar as contas deste ano, e só alcançaram um terço desse valor até agora, os exportadores já se preparam para novas medidas protecionistas da presidenta Cristina Kirchner.
CVM
Pente-fino no mundo X
Acusada de leniência em relação às empresas do Grupo EBX, a CVM está submetendo a um pente-fino as operações envolvendo as empresas de Eike Batista. Pelo menos um analista de cada uma das cinco gerências da Superintendência de Empresas do órgão está dedicado exclusivamente ao Grupo X.
Notas
Autora do projeto que deu origem à lei que responsabiliza empresas e seus diretores por corrupção, a Controladoria-Geral da União(CGU) aguarda com ansiedade a sanção presidencial ao projeto, que sai até o fim deste mês. A CGU quer que Dilma vete alguns artigos, incluídos pelos senadores, que limitam a punição das empresas.
Enquanto o Brasil debate a viabilidade de importar médicos estrangeiros para trabalhar no País, novos profissionais brasileiros estão sendo formados no Exterior por conta do programa Ciência Sem Fronteiras. Lançado no ano passado, o programa mantém 811 estudantes de medicina lá fora, de um total de 29 mil bolsas de estudos concedidas.
Colaborou: Paulo Justus