O empresário David Neeleman, dono da Azul, continua apostando na expansão do mercado brasileiro de aviação, a despeito das turbulências e dos prejuízos do setor. Na quinta-feira 21, a companhia aérea confirmou a encomenda de 30 jatos comerciais modelo E-195 E2 da Embraer, que pode acomodar até 132 assentos. O valor do contrato está estimado em US$ 3,2 bilhões e prevê ainda a compra de outras 20 aeronaves. A primeira entrega está prevista para o segundo trimestre de 2020. A Azul mantém em operação uma frota de 82 E-Jets da Embraer.

Terceira maior companhia aérea brasileira, ela é considerada a favorita para vencer o leilão de privatização da portuguesa TAP. Na semana passada, o governo português acolheu as propostas de Neeleman e de Germán Efromovich, da Avianca, que serão analisadas. A diferença entre as ofertas está na negociação da dívida de mais de € 1 bilhão da TAP. Neeleman injetaria € 350 milhões, desde que o passivo seja renegociado. Efromovich, por seu turno, se comprometeu com € 250 milhões e outros € 100 milhões em novos aviões, mas não teria se manifestado sobre o que fará com o endividamento.