13/12/2013 - 21:00
Unir a tradição de uma empresa de 93 anos com as demandas da vida moderna é um desafio diário para a Aviação Laticínios. Fabricante da famosa manteiga que leva seu nome, a companhia tem como principal cliente famílias que consomem seus produtos há duas ou três gerações. Neste ano, a empresa tomou uma decisão histórica. Pela primeira vez, mudou a embalagem de seu principal produto: a manteiga. A lata de 500g foi aposentada, dando lugar a recipientes menores, mais adequados às preferências dos consumidores. “As pessoas querem produtos mais econômicos”, diz Geraldo Rezende Filho, presidente e herdeiro da companhia fundada por seu avô, eleita a melhor do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.
Foram dois anos de estudos e pesquisas de mercado antes de fazer a mudança. É nesse ritmo de transformações lentas e bem pensadas que a Aviação vem alcançando bons resultados. No ano passado, seu faturamento bateu a marca de R$ 115 milhões, o que representa um crescimento de 29% ante o ano anterior. Seu lucro também cresceu, 37%, para R$ 7,6 milhões. A manteiga responde atualmente por 60% do faturamento. Além dela, a Aviação produz requeijão e queijos.
Todos os produtos são fabricados na sua única fábrica, na cidade de São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas Gerais. Além do tamanho mais compacto, a nova lata da manteiga Aviação conta com um sistema abre fácil. “Notamos que muitos consumidores nem sequer possuíam um abridor de latas em casa”, diz Rezende Filho. Segundo o empresário, a mudança foi muito bem recebida pelos clientes. “Os números estão crescendo cada vez mais”, afirma. No próximo ano, a companhia vai monitorar o comportamento dos consumidores para, quem sabe, fazer novas mudanças.
“Somos muito conservadores, mas precisamos estar atentos às demandas”, afirma Rezende Filho. Ao mesmo tempo, ele já prepara a sua sucessão. A empresa familiar funciona por meio de um sistema colegiado, em que as decisões são tomadas em conjunto pelos representantes dos herdeiros. Apesar de estar no comando, o atual presidente se apoia nesse conselho para definir os passos da companhia. “Estamos preparando a quarta geração da família para assumir a empresa”, diz o empresário. “A maioria dos meus filhos, netos e sobrinhos já trabalha conosco.”