Por Hugo Cilo

grife americana Tommy Hilfiger, com faturamento global de US$ 4,6 bilhões no ano passado, está empolgada com o crescimento da marca no mercado brasileiro. A empresa deve fechar o ano com 12 novas lojas e crescimento de 25% nas vendas em comparação com 2022. Será menor do que os 35% do ano passado, mas ainda assim com um resultado muito bom, segundo Paulo Matos, que comanda a operação brasileira.

“O resultado mais importante é a construção de uma distribuição sólida, levando para as principais cidades do Brasil a experiência completa da marca, via lojas bem abastecidas, treinadas e motivadas divulgando nossa qualidade e proposta de marca”, afirmou o executivo.

Entre os locais já definidos para receber as novas lojas deste ano estão:
• Maceió,
• São Luís,
• Sorocaba (SP),
• Uberlândia (MG).

Para crescer no País, a marca criou uma plataforma de multiplicação que consiste na escolha semanal do “assunto” (grupo de produto) que será abordado na semana em suas lojas. Assim, criou o projeto Tommy +, que dá às lojas uma rotatividade maior em seus produtos nas vitrines.

Cardápio de desonerações

(Divulgação)

Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) quer que o segmento de Turismo, incluindo bares e restaurantes, seja incluído nos setores da economia beneficiados pelo Projeto de Lei (PL) 334/23. A matéria prorroga até 31 de dezembro de 2027 a desoneração da folha de pagamento de empresas no País. A entidade diz que desoneração é fundamental para desafogar as empresas do setor, responsáveis por 7 milhões de empregados e por 8,1% do (PIB). O diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, alega que o teto de R$ 4,8 milhões do Simples gera uma concorrência desleal no setor de gastronomia, o que acaba estimulando a sonegação, uma vez que induz a fraudes contábeis.

Dados compartilhados

Enquanto o Banco Central se prepara para integrar todos os serviços financeiros em um Super App, empresas como a Nexxera, maior plataforma integrada de serviços financeiros do País, já oferecem o recurso para transações B2B. Com os dados agregados, a companhia acaba de criar um score de crédito próprio, o que facilita a obtenção de empréstimos e gera insights estratégicos para a gestão. O objetivo é melhorar a experiência de mais de 1,1 milhão empresas que utilizam o agregador financeiro da Nexxera e que, juntas, transacionam R$ 7,3 trilhões por ano dentro do seu ecossistema.

Cannabis que só faz bem

A indústria da cannabis está em ascensão no Brasil e no mundo, impulsionada pelo uso medicinal. Em 2021, o setor movimentou R$ 130 milhões no Brasil, com aumento de 124% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa realizada pela consultoria Kaya Mind. Para Maria Kliensócia da CBFarma e cofundadora do Instituto Gaia, a possível regulamentação para usos medicinal, industrial e recreativo pode gerar até 328 mil empregos e R$ 26 bilhões em quatro anos.

“A gente pode sonhar em 2030 em ter uma balança comercial de US$ 1 trilhão.”
Presidente Lula em encontro com empresários na Arábia Saudita

Parceria contra fraudes no celular

plataforma global de comunicação em nuvem Infobip firmou parceria com as três principais operadoras móveis do País para lançar as primeiras APIs de Verificação de Número. O objetivo é desenvolver o sistema de combate à fraude. Segundo Yuri Fiaschi, vice-presidente da Infobip, a Verificação de Número, a primeira dessas APIs, visa combater fraudes de identidade, certificando a posse do número de telefone móvel do usuário final com a conexão de dados da operadora móvel. Essa colaboração é possível pelo status de parceiro do canal Open Gateway da Infobip, que permite que marcas e desenvolvedores integrem APIs compatíveis com a câmara por meio de um ponto de acesso, a plataforma em nuvem da Infobip. A expectativa é que mais operadoras, provedores de nuvem e integradores se juntem ao GSMA Open Gateway.

Mercado imobiliário em cena

On Brokersempresa carioca do setor imobiliário criada há três anos, acaba de superar a marca de R$ 400 milhões em vendas e mais de 330 imóveis de alto padrão na Zona Sul e na Barra da Tijuca. A empresa é liderada por Nayara Técia, que chegou ao Rio com R$ 10 no bolso para ser atriz. Para custear o curso de teatro, a executiva se tornou corretora de imóveis, fazendo do mercado imobiliário o seu palco. Nayara também faz parte do livro As 15 Especialistas do Mercado Imobiliário, eleita a segunda mulher mais influente no mercado imobiliário do Brasil. Ela também é fundadora do Instituto Suporte dos Sonhos, fomentando o empreendedorismo das mulheres carentes em Codó (Maranhão), sua terra natal.