10/11/2010 - 21:00
Os líderes
Luiz Inácio Lula da Silva
Mentor da candidata, Lula deixará o governo com 80% de popularidade também na condição de presidente de honra do PT, um dos partidos com a maior bancada na Câmara dos Deputados. Será o conselheiro de todas as horas de Dilma e também um dos principais atores políticos do Brasil nos próximos anos.
Michel Temer
Presidente do PMDB, o vice de Dilma terá papel importante como fiador do equilíbrio de forças entre seu partido e o PT. Discreto, deve ser um árbitro nas disputas por espaços no governo entre os dois grandes partidos da aliança. Temer também se coloca como um fiador da estabilidade institucional do País.
As forças políticas
José Sarney
Presidente do Senado, deve ser reeleito para o cargo com apoio do PT. Ditará o ritmo das votações na Casa e será um importante articulador do apoio do PMDB aos projetos do governo Dilma.
José Dirceu
Ex-todo-poderoso do governo Lula, não deve assumir um cargo no governo de Dilma, mas nos bastidores exerce forte influência sobre o PT. Tem e deve continuar tendo ascendência sobre boa parte da bancada do partido na Câmara, o que deve mantê-lo como referência nas decisões partidárias.
Os conselheiros econômicos
A Petrobras
Os amigos
O Banco Central
O Banco do Brasil
O BNDES
A imagem
O Itamaraty
Os nomes em alta