Uma das principais queixas de jovens que querem ingressar no mercado de trabalho é a dificuldade em conseguir a primeira colocação. Para dar o pontapé inicial, a ONG gaúcha Parceiros Voluntários, de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, atua desde 1997 em parceria com empresas da região para estimular e auxiliar os jovens nesse desafio. A Tintas Renner, braço da multinacional americana PPG, faz parte desse time e desenvolve, há dez anos, projetos de capacitação, treinamento e técnicas de pintura voltados aos moradores de comunidades carentes locais. 

No ano passado, a parceria ganhou uma temática especial. Batizado de “Bola da vez”, em menção à Copa do Mundo realizada no Brasil, o programa, com 50 alunos matriculados, foi dividido em quatro módulos, com 16 horas de duração cada. Ao final das aulas, os alunos receberam certificado profissionalizante e passaram a concorrer a um concurso para a escolha do melhor profissional de pintura do Rio Grande do Sul. Para o coordenador de marketing da PPG Tintas Renner, Ricardo Cappra, a integração dos alunos com os professores e o cartão de visita que o curso oferece aos participantes são fundamentais para que consigam empregos.

“Sempre indicamos alunos do programa quando clientes pedem ajuda para encontramos profissionais qualificados”, diz Cappra. Entre as bandeiras levantadas no projeto, está a inserção de mulheres no mercado de pintura. Ao longo dos nove anos de parceria entre a ONG e a companhia, o executivo tem notado a crescente procura do público feminino para integrar o time, ainda majoritariamente formado por homens.


Confira as demais empresas do bem:

• Samsung
• Itaú
• Lamsa
• NET
• Wise Waste
• Microsoft
• JBS
• Fedex
• BG Brasil

—–

Confira também as demais categorias:

• Saúde: Avanço animador
• Ativismo: Muito além do lucro
• Ecologia: A natureza como aliada
• Tecnologia: O conhecimento a serviço das boas causas