25/05/2011 - 21:00
A missão que visitou o Brasil na semana passada falou sobre o interesse da China por terras agricultáveis. O assunto já havia sido abordado em duas ocasiões: quando o ministro Fernando Pimentel visitou o país asiático e, logo depois, durante os encontros oficiais da presidente Dilma Rousseff em Pequim. Em ambas, a resposta foi a mesma. A legislação brasileira restringe a aquisição de terras por estrangeiros.
Qualificação
Aprendizado germânico
A recente visita do presidente da Alemanha, Christian Wulff, caiu como uma luva para as intenções do governo de incrementar o número de pós-graduados em engenharia e ciências exatas. O governo alemão ofereceu ao País nada menos que mil bolsas de estudo para mestrado e doutorado, válidas já a partir de 2012.
Competitividade
Empurrão para os serviços
Além de uma nova política industrial, a ser divulgada em meados de junho, o governo vai lançar uma política específica para comércio e serviços. Os dois segmentos devem ganhar incentivos fiscais e medidas de estímulo para promover a internacionalização de atividades indutoras de competitividade. É o caso da engenharia e da pesquisa médica.
Tecnologia
Sem amarras
A Ceitec, aposta do Brasil para entrar no mercado de semicondutores, pode deixar de ser uma empresa 100% estatal. O governo estuda alterar o regime societário da empresa, instalada em Porto Alegre, de forma que saia das amarras da Lei de Licitações, como ocorre com a Petrobras. O raciocínio é que sem agilidade será impossível competir no setor de alta tecnologia.
Ferrovias
Risco de descarrilar
De três resoluções em estudo na Agência Nacional de Transporte Terrestre para o setor ferroviário, uma caminha para a Justiça. As empresas não aceitam que concessões em vigor entrem no regime segregado, em que aquela que gerencia uma linha não pode explorar serviços de transporte.
Cena do Planalto
Só no ano que vem
Ainda abatida pela pneumonia que a fez cancelar parte de sua agenda de trabalho, a presidente Dilma Rousseff recebeu o primeiro-ministro da Suécia, Frederik Reinfeldt. No encontro, a presidente avisou que a compra de 36 caças – o país está na concorrência para fornecer seu Gripen NG para a FAB – ficou para 2012 devido à contenção de despesas. Por ordem de Dilma, todo o relatório do programa FX-2 está sendo revisado.
Notas
O intenso movimento de aquisições de empresas privadas de ensino superior no País começa a chamar a atenção dos órgãos de defesa da concorrência. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pretende avaliar se a compra de pequenas faculdades por grandes grupos de educação está causando concentração no mercado.
Depois do descontrole orçamentário herdado da gestão de José Roberto Arruda, a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal implantou um sistema de monitoramento em tempo real da arrecadação tributária. As informações fiscais são mostradas em uma grande tela de LCD e podem ser acessadas pelos contribuintes.
com Cristiano Zaia