17/03/2023 - 0:50
Um dos principais empecilhos dos consumidores para contratar, reclamar ou pedir ajuda on-line sobre qualquer produto ou serviço são os chatbots. É quase impossível conseguir falar com uma pessoa real. Entre trocas de ramais e opções de chat que raramente conseguem atender às demandas e dúvidas, a indiana Gupshup decidiu resolver esse problema. Com faturamento de US$ 250 milhões, a empresa une o uso de inteligência artificial e treinamento contínuo dos algoritmos, buscando um atendimento mais humano e que realmente consiga solucionar as dores das pessoas.
Para este ano, a ideia da startup é aumentar a atuação no Brasil. Segundo o CEO, Beerud Sheth, nosso mercado já representa 1/4 do faturamento global da companhia. E ainda existe forte potencial de crescimento no País, podendo alcançar pelo menos 50% das receitas. Globalmente, a empresa também tem a previsão de crescimento anual, com expectativa de que o faturamento de US$ 250 milhões em 2022 — 80% maior do que o registrado em 2021 — fique entre US$ 350 milhões e US$ 400 milhões para este ano. Pelo menos 1% da receita global da empresa deve ser investido por aqui em 2023.
“Queremos potencializar o crescimento no brasil, é um mercado importante” Beerud Sheth, CEO da Gupshup.
Dentro do mercado B2B com uma solução de SaaS (software como serviço), a ideia principal é trabalhar com as empresas, automatizando os atendimentos, mas sem perder a personalização que tanto reinvidica os consumidores. Já passaram pelos chatbots da Gupshup pelos menos 10 bilhões de mensagens mundialmente, sendo que 6 a cada 10 chats B2C passam pela startup. Com uma solução assertiva, são 50 mil clientes em mais de 50 países, em um portfólio com grandes empresas como Unilever, Netflix, Citibank, Facebook, Twitter e Google. A lista é extensa. Dividindo o atendimento por indústria, atende quase todos os setores da economia, desde bancos, empresas de seguros, educação, mercado de games, varejo, ramo imobiliário, alimentos, saúde, publicidade, turismo e mídia.
“O uso do GPT-3 é apenas o começo de uma nova onda de inovação e esperamos lançar rapidamente recursos mais avançados” Gaurav Kachhawa chefe para produtos da Gushup.
É uma plataforma completa de inteligência conversacional, com funções específicas como gerenciador de campanhas, encaminhador inteligente de conversas, uma seção para personalização de jornadas e do chat, além de contar com uma IA conversacional para trazer essa experiência do cliente mais interativa e humana. O conjunto de soluções contribui para um crescimento de pelo menos 50% das conversões dos clientes atendidos, segundo a empresa.
Em junho do ano passado a empresa realizou a aquisição da OneDirect, plataforma líder em serviços ao cliente omnichannel (estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e divulgação). A partir da compra, busca fortalecer a suíte de soluções conversacionais. “O suporte ao cliente está sendo transformado usando soluções automatizadas e as empresas estão usando essas soluções para aumentar a satisfação do cliente e reduzir os custos”, disse Beerud Sheth, cofundador e CEO da Gupshup. Além da OneDirect, adquiriu outras quatro empresas do ramo: Dotgo, Knowlarity, Active.AI e a Asksid. Com o mesmo foco de fortalecer o portfólio, mas com um objetivo maior na inteligência artificial. As aquisições não tiveram valor divulgado.
50% é o quanto pode alcançar o brasil dentro do faturamento global da gupshup. Atualmente representa 25% do total.
CHATGPT O mais novo lançamento da plataforma é o Auto Bot Builder, um software que utiliza o GPT-3, modelo de linguagem do ChatGPT, para criar automaticamente chatbots de conversação avançados e personalizados para empresas. O programa aproveita o GPT-3 LLM e o ajusta, usando uma base de conhecimento empresarial proprietária, resultando em um chatbot especializado. Isso permite que as empresas incorporem os mais recentes avanços em tecnologia de IA, em um ambiente no-code, nas experiências de conversação para aprimorar o envolvimento do cliente. Ajuda também a reduzir o tempo e o esforço necessários para criar jornadas de conversação, permitindo o desenvolvimento de mais jornadas rapidamente para diferentes casos de uso em todo o ciclo de jornada do cliente. O GPT-3 representa uma grande melhoria nas habilidades de linguagem e conversação, segundo Gaurav Kachhawa, CPO da Gupshup. “Este é apenas o começo de uma nova onda de inovação e esperamos ainda lançar rapidamente alguns recursos mais avançados.”
Construídos em modelos de linguagem grandes (LLMs), esses chatbots demonstram um grau alto de capacidade de linguagem que realmente envolve o usuário final. Podem lidar com praticamente qualquer consulta em linguagem natural feita pelo usuário e fornecer respostas significativas em quase todos os cenários. As empresas podem criar esses chatbots para cada estágio da trajetória do cliente, incluindo marketing, comércio e suporte. Os casos de uso incluem ofertas de marketing, geração de leads, descoberta de produtos, recomendações de produtos, conselhos de compras, solução de problemas e suporte ao cliente. Com um plano ambicioso de crescimento, a Gupshup diz que não pretende abrir capital a curto prazo, mas que a situação está sendo estudada constantemente. Com um faturamento de US$ 250 milhões, não deve demorar.