11/11/2022 - 0:30
Entender como podemos utilizar dados já existentes nas empresas para aumento de resultados foi um dos maiores trunfos nos últimos anos. Segundo pesquisa da KPMG, apenas 32% do setor de telecom utiliza completamente os dados disponíveis nos seus processos como vantagem competitiva e menos de 10% do setor se considera maduro o suficiente, com governança de dados ideal e qualidade de dados. Isso tem mudado e, cada vez mais, os dados ajudam companhias a aumentar seus faturamentos, produtividade e diversos outros indicadores.
Com essa inteligência de dados como base de seus negócios e um grande conhecimento do segmento fiscal, a 4intelligence e a Bravo identificaram uma oportunidade de criar um modelo de negócio em cima das bases fiscais das empresas, gerando valor para elas utilizando esses novos insumos. O segredo disso está no nível de qualificação dos bancos de dados. “Tem muita qualidade e já está padronizado, facilitando muito a geração de insights”, disse à DINHEIRO Bruno Rezende, CEO da 4intelligence.
Uma solução Plug N Play – que exige um esforço mínimo das empresas para instalação do produto – que começa a fazer previsões logo no primeiro dia de uso. “Basta definir o problema, o modelo preditivo e trazer esses dados para o software”, afirmou Rezende. Além disso, a plataforma tem uma interface de uso no-code, em que os funcionários responsáveis pelo uso não precisam escrever nenhuma linha de código para seu funcionamento e nem ter algum conhecimento de programação. “O que a gente está tirando da equação aqui é toda a parte de código, que é um dificultador adicional”, disse.
TOMADA DE DECISÃO Na concepção do projeto, a percepção da Bravo, empresa nativa da área fiscal, é de que o segmento no Brasil pode exercer mais influência na tomada de decisão, diferentemente do que acontece hoje. Marcos Gimenez, CEO da Bravo, afirmou que os funcionários do setor lidam majoritariamente com processos back office. Ou seja, “processos exclusivamente administrativos e operacionais”, afirmou. Entretanto, essas informações contidas em notas fiscais podem ser transformadas em análises inteligentes, possibilitando que as companhias realizem projeções de venda em níveis tanto estratégico como operacional, identificando sazonalidades, sensibilidade a preço, impactos de marketing e ciclos econômicos.
A Bravo fornece soluções tecnológicas, consultivas e de terceirização de serviços nas áreas fiscal e tributária, a partir do conceito de BPO 4.0 (Terceirização de Processos Financeiros), com inteligência artificial e robótica voltadas aos processos tributários. “Trata-se de algo com potencial de transformar o próprio mercado, ajudando os profissionais da área com as ferramentas necessárias para contribuir com mais inteligência no planejamento estratégico das organizações”, disse Gimenez.
A parceria começou em setembro de 2022 e, neste início, os serviços estarão disponíveis para as grandes marcas da carteira de clientes da Bravo – e posteriormente para mais de 4 mil empresas em diferentes segmentos. A expectativa é melhorar em 30% as previsões e gerar receita conjunta para as duas empresas de R$ 100 milhões.
No resumo, a proposta é uma forma de democratizar e descentralizar a geração de inteligência nas empresas, que hoje está concentrada em pequenos núcleos. Com os recursos e a base de dados de qualidade, é possível tornar isso mais abrangente e envolver a área fiscal em todo o processo. Como resume Rezende, da 4intelligence, “vemos profissionais que estão sentados e que detêm essas informações, mas não fazem ideia do que podem fazer com elas”.