20/12/2013 - 21:00
Vestuário
Flavio Rocha, presidente da rede Riachuelo, está sorrindo de orelha a orelha. O motivo são os primeiros resultados da loja de 1,1 m2, aberta na sofisticada rua Oscar Freire, em São Paulo, na última semana de novembro. “Foi a melhor inauguração que já tivemos”, diz Rocha. O ponto deve se consagrar como o de maior vendagem por metro quadrado da rede, com R$ 180 de tíquete médio. O valor é 50% maior do que seus clientes gastam, em média, por compra em todas as lojas, que é de R$ 120. No primeiro bimestre de 2014, mais um endereço da Riachuelo será aberto na região, na avenida Paulista. Em 2012, a rede obteve uma receita líquida de R$ 2,8 bilhões.
Frase da semana
“O Brasil é um BMW”
Afirmou a montadora alemã em anúncio publicado na Folha de S.Paulo, no qual explica por que escolheu o País para sediar a fábrica que será construída em Araquari (SC), com investimentos de € 200 milhões
Máquinas
A JCB vai ao Campo
A fabricante britânica de equipamentos JCB vai investir no campo para compensar a queda prevista no volume de encomendas da construção civil. Segundo o CEO Carlos Hernández, a meta é vender manipuladores telescópicos para as empresas do agronegócio, que deverão representar 8% de sua produção no País. A empresa deve fechar 2013 com um faturamento de R$ 700 milhões e dez mil máquinas produzidas.
Moda feminina
O adeus da Rock Lily
No fim de dezembro, a marca de vestuário feminino Rock Lily encerrará suas atividades, com o fechamento da loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Seus proprietários, os empresários Otto Bichucher e Marcio Zemel, colocaram o ponto à venda por R$ 40.000 o m2. O espaço, que será integrado à ala internacional do Iguatemi, está sendo negociado com uma grife estrangeira. Procurado pela coluna, Otto Bichucher, um dos donos da Rock Lily, não confirmou as informações.
Shopping
Só dá ele
O Tietê Plaza Shopping, recém-inaugurado, disputará sozinho um consumo potencial de R$ 400 milhões mensais dos cerca de um milhão de habitantes das regiões Oeste e Noroeste de São Paulo. Não há outra opção similar em um raio de sete quilômetros.
Imóveis
Rio 40 graus
A Alphaville está lançando a segunda fase do condomínio Terras Alphaville Maricáo, numa área total de 694 mil m2, em Maricá (RJ). O empreendimento é um dos 15 programados pela empresa no Estado fluminense, no valor total de R$ 1,4 bilhão.
Automotivo
Bridgestone aposta em franquia
A fabricante japonesa de pneus Bridgestone quer aumentar sua participação no segmento de manutenção para carros de passeio e caminhonetes, com a abertura da rede de oficinas CarClub – já há três em atividade, duas em São Paulo e uma em Santo André, no ABC paulista. Até 2020, a expectativa da Bridgestone é abrir entre cinco e dez oficinas, entre próprias e franqueadas.
Seguros
De olho no povão
A seguradora australiana QBE pretende lançar no Brasil, em 2014, um seguro popular para automóveis. Segundo Raphael Swierczynski, diretor comercial da seguradora, que assumirá o comando da companhia em março, com uma média de 20 mil apólices vendidas por mês, a QBE fechará 2013 com um faturamento de R$ 150 milhões.
Startups
Soneca no trabalho
Uma startup paulistana quer fazer as pessoas dormirem durante o expediente. Nesta semana, a Cochilo, criada pelo empresário paulista Marcelo Von Ancken, abriu uma loja com 20 cabines reservadas para a “siesta”, na praça Antônio Prado, nas imediações da BMF& Bovespa, no centro velho de São Paulo. “Queremos criar uma cultura do sono dentro das próprias empresas”, diz Von Ancken, que investiu R$ 200 mil no estabelecimento. Os valores de “cochilo” variam de R$ 10, por 15 minutos, a R$ 20, por uma hora.
Internacionalização
Perto da Índia
Especializada em soluções de automação para bancos e varejo, a gaúcha Perto vai inaugurar, no fim de 2014, uma fábrica em Jaipur, na Índia, com parte de seu processo de internacionalização. Com investimento de R$ 129 milhões, a unidade, que numa primeira etapa fabricará cofres inteligentes, terá sua produção de 1.400 terminais bancários mensais destinada ao mercado indiano.“A Índia tem seis vezes a população do Brasil e um potencial de mercado para ATMs bancários que chega a 600 mil unidades, ou seja, três vezes maior do que o mercado brasileiro”, afirma Thomas Elbling, presidente da Perto. Em 2012, a empresa faturou R$ 219 milhões.
Processo do trensalão paulista volta para o Procurador de Grandis
Transportes
Briga sobre rodas
Os empresários do setor de ônibus urbanos não estão gostando nada do processo licitatório em curso no Ministério dos Transportes para a concessão de serviços interestaduais, reclamando de uma suposta falta de transparência. Eles alegam, ainda, que as propostas em discussão, privilegiam os atuais concessionários, o que deixaria de fora companhias tradicionais do transporte de passageiros municipais, inibindo novos investimentos nos serviços interestaduais.
Varejo
Bush na pauta
A consultoria GS&MD Gouvêa de Souza vai levar uma delegação de CEOs de empresas como Nova Pontocom, Saraiva e Malwee para o maior evento de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF), em Nova York. Entre os nomes confirmados estão German Quiroga, da Nova Pontocom, Jorge Saraiva Neto, da Editora Saraiva e Guilherme Weege, do Grupo Malwee. O evento, que contará com uma palestra do ex-presidente dos EUA George W.Bush, acontecerá entre os dias 12 e 14 de janeiro. O Brasil será representado pelo empresário Claudio Bobrow, que vai falar sobre a trajetória de sucesso da marca Puket, de meias e lingerie.
Colaboraram: André Jankavski Ana Paula Machado, Carlos Eduardo Valim, Keila Cândido, Luciele Velluto e Luiz Pacete