27/12/2013 - 21:00
Nordeste
Banco Mundial combate a seca
Mais de dois bilhões de pessoas sofrem com a seca no mundo, fenômeno que acontece também com grande intensidade no Brasil. Para ajudar na mitigação do problema, o Banco Mundial está financiando a instalação de um sistema de monitoramento climático no Ceará. O principal objetivo é conseguir prever estiagens prolongadas, fazendo com que o poder público possa adotar políticas capazes de minimizar seus efeitos.
Tecnologia
Brincadeira energética
Um dos maiores desafios dos moradores de áreas isoladas da África é o acesso à energia elétrica. Sem isso, muitas crianças e adolescentes acabam não conseguindo conciliar o estudo com suas obrigações familiares, já que não existe a possibilidade de receber aulas no horário noturno. Para ajudar a reverter esse quadro, têm surgido iniciativas interessantes, como a da Empower Playgrounds, de Gana, que criou brinquedos capazes de gerar energia. O mais interessante nessa iniciativa é que o motor é alimentado pelo giro do carrossel, por exemplo, o que garante às crianças alguns momentos de lazer durante o dia.
Decoração
Carpete de papel
Os designers holandeses Bob Waardenburg, Marcia Nolte e Stijn van der Vleuten estão mostrando que a criatividade pode ser uma grande aliada de quem deseja unir decoração e sustentabilidade. Uma boa amostra disso é o carpete de papel criado pelo trio para equipar um dos ambientes da De Fabriek, um espaço que reúne renomados artistas da Holanda. Para criar o carpete, eles usaram 20 mil folhas de papel A4. A instalação faz parte da exibição Instant Nature.
Água
Sinal de alerta
Conhecida por suas belas praias, Recife também ostenta a incômoda condição de uma das cidades do País que concentram um gigantesco número de poços artesianos. As perfurações indiscriminadas do solo são apontadas como responsáveis pelo comprometimento da qualidade e da quantidade da água servida aos seus moradores. É o que diz o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.
Empresas do Bem
Saúde
Em forma com a Eletrobras
Mais que benefícios ambientais, a coleta seletiva também está mexendo com a saúde dos moradores de Angra dos Reis e Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. É que os recursos arrecadados com a venda do material são usados para equipar as academias ao ar livre que a Eletrobras Eletronuclear mantém na região.
Empreendedorismo
SOS social
O grupo SOS, baseado na França e especializado no financiamento de negócios sociais, está ampliando sua aposta no Brasil. Por intermédio de sua subsidiária CDI, presidida por Nicolas Hazard, a empresa pretende apoiar a instalação de creches em áreas carentes, cuja mensalidade caiba no bolso das famílias.