Quanto vale um serviço de busca de médicos? Nos Estados Unidos, o site ZocDoc, especializado no agendamento online e com 1,2 milhão de usuários, foi avaliado em US$ 1 bilhão. O sucesso dessa iniciativa animou diversos empreendedores brasileiros a replicar o serviço no País. Uma das start-ups criadas para explorar esse filão é a Go2Doc, dos empresários Octavio Domit e Adriano Fontana, em parceria com a médica ginecologista Daniela Bouissou. Criado em março, o Go2Doc tem entre seus credenciados renomados especialistas em diversas áreas da medicina, como o cirurgião plástico Ivo Pitanguy e a ginecologista Marianne Pinotti. 

 

74.jpg

Conectados: Fontana (à esq.), Daniela, Braccialli e Domit chegaram à liderança em quatro meses.

 

A adesão desses médicos foi facilitada pelo fato de os sócios pertencerem a famílias que frequentam as altas rodas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Belo Horizonte. Domit é herdeiro dos controladores do grupo Monteiro Aranha. Fontana é ligado à Sadia, que se uniu à Perdigão na BR Foods. Daniela, por sua vez, é filha dos donos da construtora Trena, baseada na capital de Minas Gerais. O serviço do Go2Doc funciona como uma versão sofisticada e tecnológica do velho “boca a boca”. No portal, é possível escolher o profissional a partir de sua área de atuação. Na ficha de cada um deles consta um minicurrículo e também a opinião dos pacientes, o que faz o Go2Doc parecido com uma rede social. 

 

Para o médico, é a chance de aumentar o número de clientes, uma vez que a publicidade convencional é limitada pelo conselho de classe. Por isso, cada profissional paga R$ 100 mensais para participar do site. O Go2Doc, no entanto, não está sozinho no mercado brasileiro. Ele já enfrenta a concorrência do YepDoc e do Dr. Busca, que contam com serviços similares, mas pararam de cobrar dos médicos que se cadastrarem nos portais. “Essa é uma maneira de ampliar a nossa base”, afirma Raphael Barros, fundador do Dr. Busca. A YepDoc, por sua vez, recebeu investimentos do fundo alemão Rocket Internet, que também apostou no site de compras coletivas Groupon e na operação de comércio eletrônico Dafiti.

 

75.jpg