05/06/2015 - 20:00
O Brasil apresenta indicadores desiguais em todos os setores da economia. Segundo o Índice de Progresso Social, que avalia a capacidade de um país satisfazer as necessidades básicas da população e permitir a melhoria da qualidade de vida, o País está perto da 30a posição em direitos e liberdades pessoais, num conjunto de 132 países. Em contrapartida, aparece entre os 10 últimos quando o assunto é segurança. A saúde está mais próxima do topo, na 47a colocação, o que comprova avanços em diversas áreas, como a assistência médico-hospitalar, nos últimos anos. Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE, mostram que quase metade da população recorre às Unidades Básicas de Saúde quando apresenta algum tipo de problema.
É um indicativo que a saúde pública tem cumprido sua função de atendimento prioritário e de urgência. “Quem usa o Sistema Único de Saúde avalia de maneira positiva”, disse o ministro Artur Chioro, na apresentação da pesquisa. “Quem não usa fica com a percepção que não tem qualidade e que se nega atendimento.” Os avanços na saúde pública interferem diretamente no setor privado. Algumas empresas buscam participar ativamente das melhorias em sua região de atuação. A Eldorado Brasil, uma das maiores fábricas de celulose do mundo, está promovendo uma importante transformação da saúde pública de Três Lagoas (MS).
A empresa do grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, está construindo uma nova unidade de saúde no município, além de promover doações periódicas de equipamentos para o principal hospital da região. “Olhando o que tem para fazer e conhecendo as necessidades, nós construímos juntos o melhor resultado”, afirma a gerente de sustentabilidade da Eldorado, Luciana Bortuluci. O aumento de 33,1% da renda média da população brasileira, nos últimos 12 anos, contribuiu para a expansão dos planos de saúde. Hoje, 27,9% contam com planos médicos ou odontológicos, sendo que um terço do custo é pago pelo empregador.
A fabricante de ônibus Marcopolo, de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, criou um plano de saúde exclusivo para funcionários, seus familiares e ex-funcionários aposentados. Lançado em 2012, o MarcoSaúde já atende mais de 6,4 mil pessoas e realiza uma média de 12 mil atendimentos por ano. O Centro de Referência em Saúde conta com 13 especialidades, mais o pronto-atendimento. “Isso proporciona um tratamento diferenciado, mais humanizado e completo”, afirma o gerente de recursos humanos Osmar Piola. Maior operador de planos de saúde do Norte e do Nordeste, o grupo Hapvida mantém um projeto paralelo às suas atividades empresariais, por meio da Fundação Ana Lima, que começou em Maracanaú, cidade da periferia de Fortaleza.
“Ao observarmos o entorno do hospital, descobrimos que havia uma imensa carência em assistência à saúde, apoio nutricional e na educação, especialmente por parte das crianças”, afirma Jorge Pinheiro, presidente-executivo do grupo. O que começou com um trabalho com 250 adolescentes se estendeu rapidamente para a assistência social dos familiares. De acordo com o IBGE, cerca de 20% da população brasileira tem algum tipo de necessidade especial. Uma delas é a perda da audição. Quem resolveu voltar-se para o contingente de deficientes auditivos foi a GOL Linhas Aéreas, que criou uma solução para quebrar a barreira da comunicação com a essa faixa de cidadãos.
Desde o o ano passado, um terminal de autoatendimento que lê e interpreta a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) em tempo real, através de videoconferência, está instalado nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, em São Paulo. “Descartamos um tradutor eletrônico e decidimos pelo atendimento humano. É uma questão de sensibilidade”, diz o diretor de operações aeroportuárias André Lima. “Queríamos colocar uma ferramenta que desse mais liberdade a esse público.” Neste ano, o terminal em Libras será instalado nos dois aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) e, em 2016, em Brasília e Confins, em Minas Gerais.
Confira as empresas:
• Avon
• Hapvida
• Gol
• Sanofi
• Reckitt Benckiser
• Eldorado Celulose
• Nivea
• Marcopolo
• Megamatte
• Libbs
—–
Confira também as demais categorias:
• Educação: Um desafio de todos nós
• Ativismo: Muito além do lucro
• Ecologia: A natureza como aliada
• Tecnologia: O conhecimento a serviço das boas causas