A imagem do executivo aposentado ou que perdeu o emprego e abriu uma franquia para ocupar seu tempo e seu bolso está fadada a desaparecer. Uma nova geração de jovens empreendedores está roubando a cena não apenas como franqueados, mas também como criadores de novas redes de franquias. É o caso do empresário paulista David Pinto. Com apenas 26 anos ele decidiu abandonar o emprego de diretor em uma rede de franquias na área de alimentação em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, para criar seu próprio negócio. “Resolvi casar, reformar o apartamento e abrir uma empresa ao mesmo tempo”, diz David. 


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David Pinto: ele criou a rede Dr. Resolve com 26 anos, depois de uma reforma em sua casa.

A Dr. Resolve foi a franquia que mais cresceu em 2011. Neste ano, a receita da rede

deve atingir R$ 380 milhões.

 

Durante a reforma, em agosto de 2010, surgiu a ideia de criar a Dr. Resolve Reparos e Reformas, que já conta com 500 franquias no Brasil. “Passei por todos aqueles problemas que quem faz uma obra vive: atrasos, serviço malfeito, falta de comprometimento.” Foi nessa ocasião que ele percebeu que a ausência de mão de obra qualificada era um grande gargalo e uma excelente oportunidade de negócio. A Dr. Resolve oferece serviços de pintura, alvenaria, hidráulica, eletricidade e até de jardinagem. Em 2011, ela foi a rede de franquias que mais cresceu no Brasil. O empresário faz parte da chamada Geração Y (nascidos a partir de 1980). Essa turma criativa, impaciente e cheia de garra está modificando o ambiente de negócios no País. 

 

“São pessoas muito rápidas, que estão em busca de inovação, de soluções personalizadas, de interatividade e de maior aproximação com a marca”, diz Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A agilidade do jovem empreendedor pôde ser observada na hora de entrar em contato com ele. DINHEIRO enviou um e-mail para sua assessoria de imprensa às 19h25 de uma segunda-feira, em junho. Às 19h28, o próprio David respondeu à mensagem e se colocou à disposição com seus contatos e espaço na agenda. “Não gosto de perder tempo”, diz ele. “Estou sempre com pressa.” Em 2011, a Dr. Resolve faturou R$ 200 milhões. Neste ano, a receita da rede deve atingir R$ 380 milhões.

 

Quem também é acelerado até na forma de falar é o catarinense Rafael Biasotto, 36 anos, que comanda a Uatt?, rede de lojas especializadas em presentes com mais de dois mil itens. A Uatt? surgiu há dez anos na sala da casa onde Biasotto morava com a família, em Florianópolis, com um capital de R$ 18 mil, dos quais R$ 10 mil foram emprestados por sua avó. Assim como David, Biasotto corre atrás dos resultados e é agressivo na expansão do seu negócio. Com foco nos públicos B e C, a Uatt? tem 54 franquias espalhadas pelo Brasil, além de três lojas próprias no Sul. Ainda este ano, a empresa inaugura mais 30 lojas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe e Rio Grande do Norte, entre outros Estados. 

 

“O nosso franqueado tem total apoio e presença da diretoria da marca no processo de negociação com o shopping, abertura da loja e suporte de gestão de marketing pós-inauguração”, afirma o empresário. O dono da Uatt? está sempre em busca de soluções para viabilizar e deixar o seu negócio mais competitivo. Os dois mil itens vendidos na rede de franquias são elaborados pelos 16 designers internos e fabricados por parceiros nacionais e internacionais. São aproximadamente 30 fornecedores espalhados pelo mundo que fabricam os produtos da Uatt?. “Muitas vezes sai mais barato desenvolver aqui e encomendar a peça na China do que comprar de um fornecedor local”, afirma Biasotto. A Uatt? deve fechar 2012 com um faturamento de R$ 102 milhões.