10/02/2023 - 4:30
O futebol é historicamente o esporte número um na preferência do torcedor brasileiro. Ano após ano, porém, o outro futebol (que chamamos de americano) ganha destaque nos gramados pelo país. Entre 2015 e 2021, o alcance de fãs declarados da modalidade cresceu dez vezes, saltando de 3 milhões para 33 milhões de pessoas, segundo números do Ibope Repucom. “E neste ano vamos atingir um crescimento de 8%, para 35 milhões”, disse à DINHEIRO Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência representante da NFL (liga de futebol americano, na sigla em inglês) no Brasil.
O crescimento da modalidade por aqui também fica evidenciado pela participação dos fãs nas redes sociais. Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em número de seguidores, com 2 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos. E por aqui a temporada vai fechar com mais de meio milhão de novos fãs. Marcelo Paiva, head de Conteúdo da Effect Sport, diz que mensalmente são 50 milhões de visualizações dos conteúdos. “Além de mais de 5 milhões de engajamentos”, disse. Os números representam crescimento de 50% em relação ao ano passado. “Em termos de social media, será o melhor ano que tivemos. Vamos para mais 2,5 milhões de brasileiros seguindo a NFL nas redes.” O gênero dos fãs é predominantemente masculino, com idade entre 24 e 40 anos.
O aumento do número de adeptos no País está, na visão de Paiva, relacionado a um conjunto de fatores: juntam-se a transmissão pela TV aberta (Rede TV!), a existência de uma forte comunidade de amantes do esporte, de criadores de conteúdo e um elevado número de praticantes. “A Confederação Brasileira de Futebol Americano tem 20 mil atletas registrados. São mais de 400 times no Brasil, cada um deles com divisões de bases, disputando diversas ligas”, afirmou. Um exemplo é o Rio Preto Weilers, de São José do Rio Preto (SP). “A cidade abraçou a equipe de futebol americano, que faz parte da elite no cenário nacional. Localmente, ela é até mais popular do que a de futebol, que não é tão competitiva.”

O próximo passo para o desenvolvimento da NFL no País será a abertura de loja própria, como ocorre com a NBA (liga americana de basquete, na sigla em inglês), o que deve acontecer, segundo o CEO Pedro Monteiro, em futuro não tão distante. Atualmente, os fãs podem adquirir produtos relacionados às franquias nos sites da Netshoes, por meio de um acordo com a Fanatics, parceira global da NFL. “Mas temos varejistas oficiais como a Sport America, por exemplo, que possui uma gama importante de produtos.”
SUPER BOWL 57 A paixão do torcedor brasileiro pela NFL deverá ser colocada à prova no domingo (12) quando está programada a decisão da temporada com a partida entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs, a partir das 20h30 de Brasília, no State Farm Stadium, no Arizona. E a Effect Sport não quer deixar a data passar em branco. Pela primeira vez a capital São Paulo será palco do NFL in Brasa, festival com experiências esportivas, gastronômicas e musicais programado para sábado e domingo no Komplexo Tempo, na Mooca. O investimento chega a R$ 2,5 milhões. “Mas não esperamos lucro nesta primeira edição”, disse o CEO. “A nossa missão maior como agência da NFL no Brasil é aumentar a base de fãs da liga por aqui. Aproximar o esporte em termos de visibilidade, notoriedade.”
O NFL in Brasa estava previsto para o período entre 2019 e 2020, mas acabou adiado por causa da pandemia. O evento une esporte e entretenimento, apresentando atrações musicais e a transmissão ao vivo do Super Bowl, e traz para o Brasil o conceito tailgate, tradicional nos estádios americanos, com festival de churrasco. Os torcedores também poderão vivenciar experiências NFL ao longo do evento: lançar como um quarterback, arriscar um field goal (chutar a bola entre as traves), dar tackles (pancadas) em adversários. Com parceiros como Diageo, Unilever e Ambev, a edição marca o começo de uma nova fase da NFL no Brasil. A ideia de Monteiro é criar eventos anuais para ampliar a participação e a base de fãs do esporte no País, estratégia que diante dos números obtidos pela NFL nos últimos anos revela-se um perfeito touchdown.