10/03/2023 - 1:10
Maior laboratório farmacêutico no Brasil, a EMS vai investir cerca de R$ 200 milhões na Galenika, sua fábrica na Sérvia, na região dos Bálcãs. A estratégia da empresa é ampliar a presença no continente europeu, especialmente na Hungria, Croácia e Sérvia.
Fundada em 1945, a fábrica sérvia passou a fazer parte em 2017 do Grupo NC, que também detém a EMS. A Galenika é vice-líder do mercado farmacêutico local, com faturamento bruto de 108 milhões de euros em 2022. Para 2023, a meta é crescer 28% em relação ao ano anterior, segundo Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.
Os investimentos já vêm sendo empregados em ampliação da fábrica, transferência tecnológica do Brasil para a Sérvia para a produção de novos medicamentos, modernização do processo operacional e comercial, além da ampliação de portfólio e contratações.
“Este é mais um avanço em nosso processo de internacionalização. Estamos há cinco anos dominando as competências técnicas e regulatórias para levar ao mercado europeu novos medicamentos, especialmente no segmento cardiológico”, disse Sanchez.
Um dos medicamentos lançados em 2022 é o genérico da rivaroxabana, um anticoagulante do qual a empresa projeta alcançar a liderança de mercado nos próximos 18 meses.
(Nota publicada na edição 1315 da Revista Dinheiro)