Muitas marcas mães acabam não ficando conhecidas por seu nome, mas sim pelo portfólio que traz aos clientes. Esse é o caso da Whirlpool Corporation, dona de Brastemp, Consul, Kitchen Aid, Acros, Maytag, Jenn-Air e Eslabón de Lujo, nomes de peso no mercado brasileiro e no mundo, que compõem o faturamento mundial de US$ $22 bilhões da empresa em 2021. Quem lidera a gigante por aqui é João Carlos Brega, presidente do Conselho de Administração da Whirlpool S/A e vice-presidente da Whirlpool Corporation. Ele diz que, mesmo com a pandemia, 2021 foi um ano para seguir investindo. “Investimos de 3% a 4% do nosso faturamento em inovação, independentemente do cenário econômico”, afirmou.

Inovação que, para o executivo, está no DNA da empresa e rege a estratégia de entender as reais necessidades do consumidor, para melhorar continuamente a vida em casa. Para isso, foi feita uma imersão nos hábitos dos brasileiros com o objetivo de compreender oportunidades de mercado, avançando em todas as frentes, tanto em desenvolvimento de produtos como em processos da operação. São mais de 13 mil colaboradores no Brasil, sendo quase 1 mil profissionais dedicados exclusivamente à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “Desenvolvemos inovação muito além dos produtos e nossa jornada não é de hoje”, disse Brega.

João Carlos Brega. Empresa: Whirlpool. Cargo: CEO. Destaques da gestão: Inovação cultural; 40 lançamentos das marcas Brastemp e Consul; Políticas de incentivo e parcerias com universidades e Startups; Certificações Indústria 4.0. (Crédito:Divulgação)

“Desenvolvemos inovação muito além dos produtos, antecipando tendências e desejos, reinventando a vida em casa e nossa jornada não é de hoje” João Carlos Brega, presidente do Conselho de Administração da Whirlpool S/A e vice-presidente da Whirlpool Corporation.

Segundo ele, a companhia enxerga muito potencial no mercado local. “A nossa confiança no Brasil se confirma nos investimentos no País.” Em 2021, a companhia desembolsou R$ 240 milhões por aqui, inaugurando dois centros de distribuição de produtos nos estados de Espírito Santo e Paraíba, para entregas mais rápidas aos consumidores das regiões. Em 2022, foram 57% a mais em tecnologia de produto do que no ano passado, totalizando o lançamento de mais de 40 modelos das marcas Brastemp e Consul. “Antecipando tendências e desejos, reinventando a vida em casa”, disse o executivo.

Inovação e qualidade que seguem o lema de inovação aberta (open innovation) e que faz parte da companhia há mais de 30 anos. Um dos exemplos é a parceria com o polo tecnológico da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), onde é desenvolvida tecnologia de ponta para refrigeração. Outra frente nesse caminho existe há três anos, o programa INception, com o propósito de ampliar a inovação aberta na companhia e alavancar o relacionamento com startups.

Globalmente, a empresa caminha para atender às especificações da Indústria 4.0. “Estamos focados em tornar nossas fábricas mais inteligentes”, disse Brega. Com tecnologias digitais e metodologias ágeis, guiadas pela produção de classe mundial (WCM, sigla para World Class Manufacturing), uma metodologia de manufatura para excelência operacional, a Whirlpool já conquistou certificações Prata nas unidades de Joinville (SC) e Rio Claro (SP) e Bronze em Manaus. São 65 anos no Brasil de uma empresa preparada para lidar com as dificuldades e condições específicas do País. Para o CEO, a marca nunca foi tão relevante quanto nesse momento em que as pessoas ficaram mais em casa. “Com o acúmulo das tarefas domésticas, abriram-se oportunidades para produtos de cozinha e lavanderia que facilitam a rotina.”

SUSTENTABILIDADE E como não poderia deixar de acontecer com uma empresa de ponta, vencedora de AS MELHORES DA DINHEIRO 2022 no segmento Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos, consistência de resultados e inovação são acompanhadas de uma forte agenda ESG. “Investir em pessoas, tecnologia e atuar nos pilares ESG são aspectos essenciais para crescermos com segurança, relevância e responsabilidade”, afirmou Brega. Na parte social, as iniciativas permeiam toda a cadeia da companhia, desde o desenvolvimento de produtos, passando pelos métodos e processos da operação, até as relações com colaboradores, parceiros e comunidades. O RH da Whirlpool acredita em um ambiente que traga inclusão com diversidade. O objetivo é liberar o máximo potencial das pessoas. E, no campo ambiental, para este ano e o próximo o compromisso é converter 100% do consumo em energia limpa e renovável em todas as unidades no Brasil, parte de um plano de eficiência energética que já estava sendo desenvolvido.