31/10/2014 - 20:00
A província de Veneza, no sul da Itália, é famosa pelos seus canais repletos de gôndolas que carregam milhares de turistas atraídos pelas belas paisagens nos arredores. Patrimônio mundial da Unesco, a cidade foi o berço da família Grazziotin, que comanda uma das maiores redes varejistas da região Sul do Brasil. Com 302 lojas espalhadas por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a empresa faturou R$ 358,4 milhões em 2013, montante 12,5% maior que o do ano passado.
Há 63 anos no País, o grupo, baseado em Passo Fundo, é composto por quatro redes, que vão desde lojas de decoração até moda masculina e feminina. Seu principal negócio é a rede varejista Por Menos, que responde por 50% das vendas totais. Para driblar a queda no consumo, e não perder a liderança regional, o grupo traçou um plano de reestruturação em busca de mais rentabilidade. Inaugurou 16 lojas e fechou outras quatro no ano passado. Os números dão sinais de que a estratégia está funcionando: o lucro líquido aumentou 33% em 2013, para R$ 50,4 milhões. O desafio, agora, é manter o ritmo em meio à desaceleração do consumo.
———————
Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:
- Ser educacional é a empresa do ano
- Um olho na gestão, outro na qualidade
- Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
- O rei do chimarrão
- Do campo à mesa
- Com as peças no lugar
- Colhendo na terra arrasada
- Ovos de ouro
- A todo gás
- Lição de casa
- Passos acelerados
- Tempo de oportunidades
- Tecnologia aplicada à construção
- Infraestrutura em evolução
- Uma força a mais
- De olho nos pequenos
- Focada no crescimento
- Resultados a reboque
- A química da inovação
- Se descuidar da saúde
- Sorriso em expansão
- A Aviação voa mais alto
- Família em festa
- Crescimento sob medida
- Embalando resultados
- Pista livre
- Diversificar para sobreviver
- Cartilha ambiental
- A saída é pelo Nordeste
- Um caminho próspero
- Surfando no pré-sal
- Pé no acelerador
- Fórmula do crescimento
- Água limpa e abundante