A província de Veneza, no sul da Itália, é famosa pelos seus canais repletos de gôndolas que carregam milhares de turistas atraídos pelas belas paisagens nos arredores. Patrimônio mundial da Unesco, a cidade foi o berço da família Grazziotin, que comanda uma das maiores redes varejistas da região Sul do Brasil. Com 302 lojas espalhadas por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a empresa faturou R$ 358,4 milhões em 2013, montante 12,5% maior que o do ano passado.

Há 63 anos no País, o grupo, baseado em Passo Fundo, é composto por quatro redes, que vão desde lojas de decoração até moda masculina e feminina. Seu principal negócio é a rede varejista Por Menos, que responde por 50% das vendas totais. Para driblar a queda no consumo, e não perder a liderança regional, o grupo traçou um plano de reestruturação em busca de mais rentabilidade. Inaugurou 16 lojas e fechou outras quatro no ano passado. Os números dão sinais de que a estratégia está funcionando: o lucro líquido aumentou 33% em 2013, para R$ 50,4 milhões. O desafio, agora, é manter o ritmo em meio à desaceleração do consumo.

———————

Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:

Ser educacional é a empresa do ano
Um olho na gestão, outro na qualidade
Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
O rei do chimarrão
Do campo à mesa
Com as peças no lugar
Colhendo na terra arrasada
Ovos de ouro
A todo gás
Lição de casa
Passos acelerados
Tempo de oportunidades
Tecnologia aplicada à construção
Infraestrutura em evolução
Uma força a mais
De olho nos pequenos
Focada no crescimento
Resultados a reboque
A química da inovação
Se descuidar da saúde
Sorriso em expansão
A Aviação voa mais alto
Família em festa
Crescimento sob medida
Embalando resultados
Pista livre
Diversificar para sobreviver
Cartilha ambiental
A saída é pelo Nordeste
Um caminho próspero
Surfando no pré-sal
Pé no acelerador
Fórmula do crescimento
Água limpa e abundante