A Sherwin-Williams já colore o planeta desde 1856. São 156 anos de atuação, 78 deles simultaneamente no Brasil. A líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos não quer deixar o tom desbotar e busca ampliar a atuação pelo País, para espantar a concorrência. Apesar do crescimento do e-commerce na pandemia, a bandeira americana tem apostado principalmente na expansão das operações físicas e comemora a abertura, em Guarulhos, da 200ª unidade revenda master no Brasil, loja de maior dimensão e com portfólio mais completo. “A empresa segue investindo fortemente nesse modelo de negócio, disponibilizando o seu know-how e experiência consolidada no mercado de tintas”, disse Nilton Rezende, gerente geral da Sherwin-Williams Brasil. “Esse é o motivo central do sucesso da revenda master, presente em 17 estados e que promete um crescimento ainda maior em 2023”, afirmou.

A expectativa da multinacional é fechar 2022 com 220 unidades, aumento de 38,6% na comparação anual. Já para 2023 a previsão é inaugurar outras 50 lojas, segundo Marcos Correia, diretor comercial da Sherwin-Williams. “Fizemos um estudo com cidades potenciais, prioritárias na abertura dessas unidades, e temos mapeado que até 2030 poderemos alcançar 900 revendas master. Há um mar de oportunidades para explorar”, disse. “Queremos chegar a 2025 com um total de 350 a 400 unidades.”

O suporte, a transferência de know-how, a concepção e a identificação do ponto de instalação estão entre as principais vantagens para o investimento no projeto, que varia entre R$ 300 mil e R$ 500 mil dependendo do tamanho do estabelecimento — parte de 60m² e pode superar os 400m². O payback sobre o aporte realizado ocorre entre 24 e 36 meses. “Temos um sistema de geolocalização, um estudo amplo de macroeconomia e de pesquisa para edificar o perfil de consumidor. E também ajudamos na questão do layout, do display, do mobiliário e da fachada.” A participação da Sherwin-Williams no projeto chega a R$ 70 mil nas lojas tamanho P, R$ 90 mil nas médias e R$ 120 mil nas grandes.

A implantação das unidades do tipo tem ocorrido principalmente em municípios das regiões Sul e Sudeste, porque “70% da economia está concentrada nos estados dessas regiões”, afirmou Correia. Mas não para por aí. A Sherwin-Williams também tem investido em lojas revenda master. Esse tipo de operação, neste momento, está mais concentrada em Rondônia e no Rio Grande do Sul. “Não há um direcionamento. Se aparecer um investidor no Maranhão, tanto na capital São Luís, como nas principais cidades interioranas, vamos fazer o estudo e colocar na fila de execução.”

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“Fizemos um estudo com cidades potenciais e temos mapeado que até 2030 poderemos alcançar 900 unidades da revenda master” Marcos Correia diretor comercial da Sherwin-Williams.

Com estratégia de vendas multicanal, a companhia aposta ainda em unidades de home center, multimarcas, revendedores, distribuidores, além de 63 lojas próprias concentradas nas regiões Norte, Nordeste e Sul. “Temos uma estratégia bem definida para cada canal atendido.”

Sem divulgar números do Brasil, a Sherwin-Williams colhe os bons resultados na temporada. Nos primeiros nove meses do ano, a empresa atingiu receita de US$ 16,9 bilhões, alta de 12% sobre um ano antes. O lucro chegou a US$ 1,6 bilhão, montante 7% superior ao do ano passado. No Grupo Américas, o faturamento foi de US$ 9,5 bilhões, 11% maior em relação a 2021.

ESTABILIZAÇÃO A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) recomenda cautela em relação aos números do mercado para 2022 diante da queda de renda da população e da realização de serviços nos primeiros dois anos de pandemia. A previsão é de queda de 2% a 3% nas vendas, na contramão de 2021, considerado um ano atípico, quando o setor cresceu 5,7%. O volume comercializado pelas indústrias do País chegou a 1,71 bilhão de litros. Apesar de destacar uma pressão de custo forte sobre a indústria em geral, Marcos Correia disse já começar a enxergar uma estabilização.

Detentora das marcas Metalatex e Novacor, a Shewin-Williams produz para os setores imobiliário, industrial, automotivo, aerossol e tinta em pó. Além de fábrica em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, possui unidade de tintas industriais, em pó e de aerossóis em Sumaré, no interior paulista, e divisão de tintas automotivas em São Bernardo, no ABC. São 4 mil colaboradores no País. E disposição para continuar pintando o arco-iris.