31/08/2011 - 21:00
Terras
A pressão dos grandes produtores rurais levou o governo a rever a disposição de proibir que estrangeiros sejam proprietários de terras no Brasil. A mudança tinha como alvo os chineses, pelo receio de que eles desviassem a produção para o seu país. O problema é que aquela decisão assustou também grupos europeus e americanos, que paralisaram seus investimentos no setor. A alternativa, agora, é a adoção de um critério de reciprocidade, para só permitir a compra a cidadãos ou empresas de países que não imponham limites a brasileiros.
Visita
Eu ou ele…
A visita do Dalai Lama ao Brasil, marcada para setembro, desagradou tanto ao governo chinês que o país ameaça cancelar uma reunião do Fórum Bilateral Brasil-China, marcada para o mesmo mês. O fórum é liderado pelo vice-presidente Michel Temer e, no encontro, estava prevista também a participação de empresários chineses.
Prejuízo
Custo aéreo
Um estudo produzido pelo economista Erivelton Guedes, pesquisador do Ipea, mostra que as companhias aéreas comerciais brasileiras perdem US$ 1 bilhão por ano com atrasos de aeronaves nos aeroportos. As causas: espaço aéreo congestionado, pistas de pouso lotadas e clima adverso.
Inflação
BC tranquilo
Enquanto economistas de bancos e consultorias dedicaram boa parte do seu tempo, na semana passada, para falar da alta da inflação, em agosto, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, continuou em silêncio. Há pelo menos dois meses, o BC já vinha alertando que o pico da inflação de 12 meses seria visto em agosto. Resta saber se o índice começa a cair em setembro, como também foi previsto.
Petróleo
Interesse maior
Uma delegação recorde de 70 executivos e técnicos de 25 empresas brasileiras participa da Offshore Europe, uma feira do setor de petróleo em Aberdeen, na Escócia, no início de setembro. Além da Petrobras, que pela primeira vez monta um estande no evento, outras companhias fornecedoras da estatal estarão presentes em busca de novas tecnologias, justamente para oferecer à petroleira.
Cena do Planalto
MST na Fazenda
Um protesto do Movimento dos Sem-Terra alterou a rotina do Ministério da Fazenda na semana passada. Mais de mil manifestantes invadiram o prédio onde despacha o ministro Guido Mantega, na terça-feira 23, ocupando o saguão de entrada. Eles querem uma solução para as dívidas dos assentamentos e de pequenos agricultores, que somam R$ 30 bilhões.
Notas
Os fabricantes de bebidas estão receosos de que o projeto de revisão da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em tramitação na Câmara, não contemple mais a sua reinclusão no Simples Nacional. É que o projeto substitutivo do governo, enviado ao Congresso, nos últimos dias, deixou o setor de fora.
O diretor-geral da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, responsável pelo leilão do trem-bala, deverá estar longe do cargo quando a agência abrir os envelopes para conhecer a tecnologia escolhida, no ano que vem. Com mandato até 18 de fevereiro, ele diz que está em contagem regressiva para deixar a ANTT.
Colaborou Cristiano Zaia