25/01/2012 - 21:00
Uma pesquisa internacional, com o apoio de entidades brasileiras como o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), mostrou que é possível conciliar o aumento da produtividade no campo com a preservação ambiental. O trabalho será publicado na revista Proceedings of the Nacional Academy of Sciences, dos Estados Unidos, e leva em conta a experiência dos sojicultores de Mato Grosso, no período 2006-2010. Uma das principais conclusões é que o avanço no volume produzido foi obtido graças ao uso de técnicas de plantio e à mudança no sistema de uso da terra. A conscientização dos empresários do setor se deve a fatores como pressão de ecologistas e a ação do governo local, que implantou um programa de prevenção e combate ao desmatamento.
Harmonia: em Mato Grosso, a soja está conseguindo conviver com a área de floresta tropical.
Moda
Ford na passarela
Leva a assinatura da designer escocesa Judy Clark o vestido (foto) criado com peças recicladas de um Ford Focus. O modelito upcycled, no mais ousado estilo eduardiano, típico do início do século XX, marcou o 100º aniversário da montadora americana no Reino Unido e faz parte do esforço do setor automotivo para construir uma imagem ambientalmente favorável. O vestido e o colar, esse último assinado pela inglesa Katherine Hawkins, foram confeccionados com peças retiradas do rádio, do painel, dos estofados, dos detalhes de couro, das lanternas e das molas que equipam um Ford Focus modelo 2012. Elas foram aplicadas sobre tecidos de renda e seda.
Varejo
Em defesa da vida marinha
Apontado como o maior vilão dos oceanos, o tubarão tem sido caçado de forma implacável. Até porque muitos acreditam que suas cartilagens têm poderes medicinais. Para dar um fim à matança, ecologistas estão incentivando consumidores e empresas a boicotar os produtos feitos com o peixe. A brasileira Mundo Verde (foto), maior rede de produtos naturais, aderiu à campanha e retirou de suas prateleiras as cápsulas de cartilagem e o óleo de fígado de tubarão.
Empresas do Bem
Pesca
LLX joga a rede
A pesca sempre foi uma das atividades essenciais para o município de São João da Barra (RJ). Graças à parceria entre a LLX, presidida por Otávio Lazcano, e a prefeitura, o setor deverá ter um novo impulso. Até o fim do ano será concluída a construção de um entreposto pesqueiro na região. A obra está orçada em R$ 1,8 milhão.
Esporte
A energia da EDP
Dez ONGs que atuam nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Tocantins compõem a lista das entidades que serão beneficiadas com recursos do grupo português EDP, comandado por Antonio Pita de Abreu e que atua na área de energia. Boa parte dos projetos prevê a utilização de esportes como ferramenta para a socialização e a inclusão social de jovens e adolescentes de baixa renda.
Inovação
Veículos com autonomia de 800 km
Pesquisadores de um consórcio científico liderado pela IBM conseguiram um feito que pode revolucionar o mercado de veículos elétricos. Eles desenvolveram uma bateria capaz de rodar 800 quilômetros com uma única carga, cinco vezes mais do que o modelo i-MiEV (foto), da Mitsubishi, cuja autonomia é de 160 quilômetros. A nova bateria, que é feita de lítio e células de ar, deve chegar ao mercado até 2020.
Energia
Opções renováveis
Apesar de andar meio em baixa por conta do impasse em relação à renovação do Protocolo de Kyoto, o mercado de crédito de carbono segue se mostrando um instrumento relevante. Especialmente para os países emergentes, como o Brasil e a China, que utilizam esses recursos para tornar sua matriz energética mais verde. Veja por quê: