05/12/2012 - 21:00
O paulista Leandro Radomile nem completou seu primeiro ano na presidência do braço da Audi no País e já pode cravar uma conquista de peso: a volta da produção local de um carro da marca. Os planos de instalação de uma nova fábrica Audi no Brasil – após descontinuar a linha do A3 e repassar para Volkswagen a unidade que mantinha no Paraná até 2006 – ainda estão em discussão, mas a indicação de que essa possibilidade está mais perto do que nunca foi dada há poucos dias em Ingolstadt, sede da montadora alemã, por ninguém menos que o todo-poderoso vice-presidente mundial de vendas, Bernd Martens. Nas palavras dele, o assunto está sendo estudado e o processo deverá ser acelerado.
Embora cercada de sigilo sobre data, local e modelo escolhido para a montagem, a alternativa entrou novamente na ordem do dia após a maior concorrente da empresa, a também alemã BMW, anunciar no início do mês a construção de uma fábrica em Santa Catarina que deve gerar mais de 30 mil veículos por ano quando ficar pronta. As duas montadoras disputam palmo a palmo a liderança no segmento prêmio nacional e uma unidade industrial própria será arma importante para o barateamento, e consequente aumento de vendas, desses automóveis. A questão ganhou ainda maior relevância depois que o governo anunciou o novo regime automotivo com benefícios para os grupos que apresentarem altos índices de nacionalização de seus carros.
O executivo alemão Martens disse, durante almoço para uma delegação de empresários brasileiros convidados a conhecer o complexo de Ingolstadt – um território maior que todo o Principado de Mônaco –, que a Audi, numa primeira etapa, analisará o potencial futuro desse mercado, reavaliará investimentos e traçará uma estratégia para se enquadrar às exigências, ao mesmo tempo que tenta evitar o avanço da rival BMW. Hoje o segmento prêmio representa apenas 1% da fatia total do mercado interno. Especialistas apontam que, em breve, esse percentual deve crescer ao menos 50%. Radomile, mergulhado nos últimos meses na elaboração dia e noite de um projeto para consolidar a hegemonia da Audi junto ao público “A”, concorda com as estimativas sobre o potencial de aumento da demanda e diz que o momento da marca chegou. Não há como duvidar da aposta e de sua disposição para atingir e superar metas.
Radomile e Martens: na sede da montadora em Ingolstadt, Leandro Radomile, presidente
da Audi Brasil, e o vice-presidente mundial de compras iniciaram, há duas semanas,
a conversa sobre a nova fábrica
Enquanto esteve à frente da área de marketing da companhia, Radomile foi responsável direto pela glamorização e status que a marca ganhou junto aos consumidores brasileiros. Sem entrar em detalhes, ele admite que “alguma coisa a Audi vem preparando” e que não vai ficar para trás na competição. Por essas e outras o executivo esticou sua estada na Alemanha. Está acertando justamente os próximos passos. Em sintonia com Martens, que morou por dez anos no Brasil e daqui saiu casado com uma brasileira, Radomile almeja vender internamente ao menos 7,5 mil unidades de Audi no ano que vem, bem acima da meta de 5,75 mil unidades previstas para 2012. O País tem sido palco de intenso desembarque de montadoras estrangeiras – e do variado leque de modelos – ávidas por conquistar a preferência de um público que não para de crescer e enxerga nos carros seu maior objeto de desejo.
“O Brasil é um campo extraordinário para a nossa marca, cujos consumidores têm enorme interesse em produtos de qualidade”, diz Radomile. No sóbrio salão de conferências de Ingolstadt, durante a visita do grupo de empresários brasileiros, uma demonstração desse interesse foi dada quando um dos presentes cobrou um posicionamento mais claro da Audi: “Vocês não acham que já passaram do tempo de definir uma fábrica no quarto maior mercado automotivo do mundo?” Martens assumiu a missão de responder: “Obrigado por nos ajudar a tocar nessa ferida. É um assunto que está sendo estudado e vamos acelerar.” Para ganhar tempo, é possível que a Audi, em um primeiro momento, faça uso de linhas controladas pela Volks e opte dessa vez pela montagem de um dos seus modelos mais top.