04/04/2014 - 21:00
Energia
Sol para todos
Nos últimos dois anos, a energia fotovoltaica, captada a partir dos raios do sol, entrou na agenda dos brasileiros. O astro-rei poderia gerar 98,2 megawatts-hora, o equivalente à produção de Itaipu. O problema é que a aquisição de equipamentos ainda exige um investimento elevado. Para ajudar nessa tarefa, o Banco Santander lançou uma linha de crédito para bancar projetos do gênero. A expectativa é de que essa linha cresça neste ano, por causa do aumento da demanda, decorrente, por exemplo, do uso do sistema até em casas populares.
Energia 2
Intel é a mais verde
Ranking elaborado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos indica que a Intel é a que mais utiliza energia renovável entre as empresas de TI. O levantamento mostrou que a fabricante de chips possui 18 projetos solares em seus centros de pesquisa, além de utilizar outras fontes renováveis, como biogás, biomassa e energia eólica. Na lista também se destacam: Microsoft, Kohl’s (loja de departamentos), Whole Foods (varejo alimentício) e Google.
Gestão
“Água é ativo econômico”
Para o especialista em meio ambiente e sócio do escritório de advocacia L.O. Baptista-SVMFA, Márcio Pereira, a água tem de assumir a mesma importância estratégica da geração de energia. Entenda por quê:
Pode-se dizer que a água deixou de ser um bem social para assumir o papel de ativo econômico e até político?
A disputa envolvendo o Rio e São Paulo sobre a captação de água de um afluente do rio Paraíba do Sul mostra que os recursos hídricos não foram tratados com o devido cuidado. Se tivéssemos uma política estruturada para o setor, já teríamos antecipado problemas do tipo e um jeito de resolvê-los.
O fato de o brasileiro considerar a água um bem infinito prejudicou o debate?
Isso atrapalha, mas o grande problema é o duplo comando sobre as reservas de água, com a existência de comitês de gestão de bacias hídricas no âmbito estadual e federal.
O sr. defende a entrada da iniciativa privada nessa área?
Sem dúvida. A política nacional de águas não contemplou a questão econômica. Assim como acontece no setor elétrico, os recursos hídricos também deveriam estar sujeitos à atuação de empresas. Não apenas na execução de obras de saneamento, mas também na gestão de bacias.
Campanha
Hardcore contra a poluição
Para alertar sobre o descarte irresponsável de detritos, especialmente nas regiões costeiras, o Instituto Sea Shepherd Brasil, em parceria com a revista Hardcore, está lançando no Brasil a campanha Dirty Sea Project. A iniciativa da agência DM9Sul tenta, por meio de fotografias de cenas de surfistas em ação, poluídas com “lixo digital”, chamar a atenção para um problema considerado gravíssimo. Afinal, entre 60% e 80% dos detritos encontrados no mar são feitos de plástico.
Empresa do Bem
Trabalho
Qualificação de mulheres
A parceria entre o Instituto Roberto Sampaio Ferreira, ligado à Bombril, e o Senac-SP já garantiu a qualificação de 1,5 mil mulheres em tarefas domésticas. A proposta nasceu com o objetivo de ajudar pessoas de baixa renda a melhorar seu nível de empregabilidade. Algo importante em uma atividade em vias de ser regulamentada e na qual a qualificação pode representar um salário melhor.