20/07/2011 - 21:00
Apesar do discurso vitorioso do governo, a decisão de dividir em duas etapas a concorrência para a construção do trem-bala, que teve a licitação adiada na segunda-feira 11 por ausência de propostas, é exatamente o que as empreiteiras queriam. Elas sempre defenderam a definição prévia da tecnologia que será utilizada, para ter cálculos mais realistas sobre o custo das obras de engenharia civil. Agora, também ficou mais fácil para elas se dividirem entre os vários trechos, que serão licitados separadamente. O problema é que não falta quem já comece a achar que o adiamento é o primeiro passo para o enterro do projeto.
Concorrência
Julgamento travado
Alguns pontos travam o avanço na Câmara do projeto que cria no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a proposta que pretende agilizar os julgamentos antitruste. O principal deles é a ausência de multa para formação de cartel.
Comunicação
Tapa-ruídos
O governo acredita que há um problema sério a ser resolvido no setor de energia elétrica. Só que não se trata da área da sucateada infraestrutura, mas da forma de se comunicar com a sociedade. Para unificar o discurso e evitar passar uma ideia de divergências internas, a Secretaria de Comunicação da Presidência criou um grupo com assessores de imprensa da Aneel, do Ibama e do Ministério de Minas e Energia.
Energia
Parque eólico nacional
Entusiasmadas com o potencial da energia renovável brasileira, cinco empresas alemãs, incluindo a Siemens, mostraram interesse em investir R$ 1,5 bilhão numa fábrica de equipamentos para geradores no Nordeste. Elas já anunciaram o investimento à governadora Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte, mas não tiveram sucesso na tentativa de reunião com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.
Calçados
Menos proteção
Nem todo o setor calçadista endossa a tarifa antidumping cobrada pelo governo para frear a importação chinesa. Márcio Utsch, presidente do grupo Alpargatas, entende que o mecanismo encarece os produtos e pode causar desemprego. Ele defende uma política industrial que facilite investimentos, e critica quem reclama da China e se instala na Índia.
Cena do Planalto
Dividindo o bolo
A relação com o Partido da República ficou estremecida com a saída de Alfredo Nascimento do Ministério dos Transportes, mas o “casamento” entre PT e PMDB continua sólido. Embora Dilma Rousseff tenha escanteado o vice Michel Temer, os bonequinhos representando os dois enfeitaram o bolo que comemorou a união entre os dois maiores partidos.
Notas
O ministro Guido Mantega não deixa de ter razão ao dizer que o mercado só olha o curto prazo quando faz previsões sobre inflação. Depois de nove semanas de queda, até enquadrar o IPCA deste ano em 6,15%, o boletim Focus mudou o discurso. Agora, a aposta é de um IPCA de 6,31%.
Meio Ambiente e Previdência Social são os ministérios com mais funcionários demitidos por ordem da Controladoria-Geral da União. Desde 2003, já perderam o emprego 944 funcionários, o equivalente a 1,91% do total de servidores das duas pastas.