11/04/2014 - 21:00
Liderança
A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, está podendo. Interlocutora privilegiada da presidenta Dilma Rousseff, que chegou a cogitar seu nome para o Ministério da Pequena Empresa, e paparicada pela oposição tucana, que gostaria de vê-la como candidata a vice-presidente na chapa do senador Aécio Neves(PSDB-MG), Luiza Helena conseguiu brecar na reta final um aumento dos impostos no setor de cosméticos e higiene pessoal. O pedido foi feito a Dilma durante um encontro no Palácio do Planalto, na última semana de março. Sensível à argumentação da empresária, Dilma convocou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, determinando que suspendesse a medida. Segundo estudos da Abihpec, entidade das empresas do setor, que também pressionou o governo, a medida provocaria o crescimento de 0,18% na inflação.
Frase da semana
“Muito do que você vê na mídia reflete o investidor financeiro, que não é de longo prazo. Nenhum país pode ficar à mercê dele.”
Marcelo Odebrecht, CEO do grupo Odebrecht, que anunciou investimentos de R$ 40 bilhões, até 2018, no País
Educação
Atração carioca
A rede de escolas de inglês CNA, do empresário Décio Pecin, vai inaugurar 41 unidades no Rio de Janeiro (20 delas na capital) nos próximos dois anos. Segundo Pecin, a expansão é determinada pela ascensão da nova classe média que está investindo mais em educação e pelas exigências do mercado de trabalho, além de eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016. De acordo com ele, a meta é faturar R$ 925 milhões neste ano.
Private Equity
Belda dobrou a Dudalina
Durante anos, a empresária catarinense Sônia Hess resistiu ao assédio para vender a Dudalina . Quem conseguiu dobrá-la foi Alain Belda, sócio do fundo americano Warburg Pincus. Pacientemente, Belda, ex-CEO da Alcoa, participou do processo de convencimento dos 15 herdeiros da família Hess. No final, o Pincus, juntamente com outro fundo, o Advent, ficou com 72,2 % do capital da Dudalina.
Comenda
Legião de Honra
Roberto Lima, presidente da subsidiária do grupo de publicidade Publicis, no Brasil, e o economista Welber Barral, ex-secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, receberam, na segunda quinzena de março, as insígnias de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra outorgadas pelo governo francês. A entrega foi feita.
Associação
A tripla missão da Viva Lácteos
Formada por nomes como Nestlé, BRF, Danone, Itambé, Vigor e Mococa, que representam 70% das vendas de R$ 100 bilhões de derivados de leite, neste ano, a Viva Lácteos nasce com um triplo objetivo. O primeiro é defender o setor da concorrência externa. O segundo é aumentar o consumo interno, hoje de 150 litros per capita. O último é ampliar as exportações, que depois de um pico de US$ 541 milhões, em 2008, chegaram a apenas US$ 117 milhões, em 2013.
Beleza
Além do chocolate
A marca de cosméticos gaúcha Pierre Alexander, dos empresários Paulo e Omar Mansur, quer aproveitar a Páscoa mesmo sem fabricar chocolate. A empresa estima aumentar suas vendas em 5% no período apostando no lançamento de produtos da linha Chocolamour, que levam chocolate como base. Para isso, foram investidos R$ 2 milhões em marketing. A marca espera faturar até R$ 40 milhões, neste ano, e dobrar de tamanho até 2019.
Tecnologia
Cenize é Inglesa
A Cenize, empresa de softwares para pequenas e médias empresas, criada em 2006 pelos irmãos Juarez e Gilson Ferraz Cesar, na cidade de São José dos Pinhais (PR), foi comprada por R$ 14,3 milhões pelo britânico Sage Group, especializado em gestão empresarial para pequenas e médias empresas. Com faturamento de R$ 3 milhões em 2013, a empresa comercializa até mil licenças de seus programas por mês.
Saúde
Vitalia chega ao Brasil
A paulista Home Doctor, especializada em cuidados domésticos de idosos, associou-se ao grupo espanhol Vitalia para trazer ao País o Centro-Dia, rede de terapias e atividades para a terceira idade. Com investimentos de R$ 3 milhões, a primeira unidade foi inaugurada no fim de março, em Moema, em São Paulo. A meta é de que em cinco anos sejam inaugurados mais dez centros. O Grupo Vitalia já possui unidades na Espanha e no México.
Bancos
A Terra Prometida do Bradesco
Municípios como Canaã dos Carajás, com 15 mil habitantes, localizado no Sul do Pará, podem ser a nova Terra Prometida para o Bradesco. “A cidade cresceu devido às obras de infraestrutura e à mineração, e a população nos pediu para abrir uma agência lá”, diz Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do banco da Cidade de Deus. Segundo ele, em lugarejos como esse as oportunidades de crescimento caem como maná dos céus. “As novas regiões do agronegócio, fora das fronteiras agrícolas tradicionais, são muito promissoras”, disse Trabuco durante um encontro para investidores realizado pelo banco Bradesco de Investimentos, na segunda-feira 7.
Hotelaria
B. Western acelera
Maior cadeia global hoteleira, com 4,2 mil estabelecimentos ao redor do mundo, a americana Best Western pretende mais do que triplicar sua rede no País, que deverá chegar a 51 unidades até 2018, num total de 5,7 mil apartamentos. A expansão é tocada pela Incortel, empresa de desenvolvimento hoteleiro, baseada em Vitória.
Gerdau diz que a população precisa se rebelar por melhores serviços
Fast-Food
A reação da Pizza Hut
Após cinco anos paradona no Brasil, a Pizza Hut, licenciada pela Yum! Brands, deu início a um plano de crescimento no País. Inicialmente, a rede de fast-food vai investir R$ 2 milhões em uma campanha nacional de mídia com duração até junho. Dona de um faturamento de US$ 130 milhões em 2013, a marca pretende aumentar sua rede de lojas das atuais 80, que operam no regime de franquia, para 100 até o fim do ano, ampliando sua presença nas regiões Sul, Norte e Nordeste.
Franquias
Quem quer comprar?
O Grupo Ornatus, dono das franquias Jin Jin, Morana e Balonè, está vendendo sua divisão de alimentos. As marcas são a Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi, My Sandwich e Little Tokyo. Segundo o CEO Jae Ho Lee, a idéia é focar-se na área de acessórios femininos. Com mais de 350 lojas, a Ornatus, que faturou R$ 336 milhões em 2013, também está investindo em uma nova franquia, a Love Brands, formada pela Balonè em parceria com a Imaginarium, de artigos de decoração, e a Pucket, de vestuário.
Colaboraram: Cláudio Gradilone, Keila Cândido, Luciele Velluto e Luiz Gustavo Pacete