Aviação

Falida em 2008, a marca Vasp pode voltar a voar pelos céus brasileiros. A 1a Vara de Falências de São Paulo, responsável pela massa falida da companhia, quer levar a marca a leilão até o meio do ano. Um estudo encomendado pela Justiça mostrou que os nomes Vasp e VaspEx, seu braço logístico, ainda são conhecidos do consumidor, o que pode atrair uma nova empresa no setor. O valor estimado das marcas é de R$ 270 milhões.

 

 102.jpg

 

 


Trabalho


Lista tríplice

 

Os partidos já assimilaram a resistência da presidenta Dilma Rousseff a pressões. O PDT, que controla o Ministério do Trabalho, indicará três nomes para substituir Paulo Roberto Pinto, interino desde a queda de Carlos Lupi, em dezembro. A lista será apresentada apenas como  “sugestão”.

 

 

 


Cana-de-açúcar


Era questão de tempo

 

A escassez de etanol traz à tona o declínio da produtividade da lavoura de cana de São Paulo. Novas áreas do Centro-Oeste, que eram consideradas inadequadas, já são quase tão produtivas quanto as terras paulistas. Em pleno Cerrado, Goiás produz 82 toneladas de cana por hectare, contra 85 toneladas de São Paulo. 

 

 103.jpg

 

 

 

Cena do Planalto


Afago na volta ao Palácio

 

A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou concorrida a cerimônia de troca de ministros nos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e a saída de Fernando Haddad para se candidatar à Prefeitura de São Paulo. Lula foi aplaudido de pé em sua primeira visita ao Planalto neste ano e ainda recebeu afagos da presidenta Dilma Rousseff. 

 

 104.jpg

 

 

 

Funcionalismo


Troca de comando

 

As centrais sindicais estão pressionando a ministra Miriam Belchior para trazer de volta Sérgio Mendonça à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Ele assumiria a vaga de Duvanier Paiva, que liderou as negociações de ajustes salariais de servidores públicos desde 2007 e faleceu no último dia 18. Os sindicalistas querem espaço para pedir os reajustes generosos do antigo governo.

 

 105.jpg

 

 

 

PMDB


A disputa é interna

 

O PMDB não esconde o descontentamento com a perda de cargos no segundo escalão. Principalmente após denúncias no DNOCS, o órgão do Ministério dos Transportes responsável pelas obras contra a seca. O deputado Henrique Eduardo Alves (RN) correu Brasília para tentar salvar Elias Fernandes no posto de diretor-geral. Não conseguiu. 

 

 106.jpg

 

 

 

Notas

 

A grande reunião ministerial da segunda-feira 23 não significa que o diagnóstico da presidenta Dilma Rousseff sobre a gestão dos programas de governo já foi finalizado. Os encontros setoriais com os ministros continuam. Nesta quinta, quando retorna de Cuba e do Haiti, ela terá reuniões sobre hidrelétricas e segurança de fronteiras.

 

 

Não será simples a consolidação da candidatura de José Sérgio Gabrielli, futuro ex-presidente da Petrobras, ao governo da Bahia. Em seu caminho, há pelo menos quatro candidatos do PT. Seguindo o conselho do atual governador, Jaques Wagner, Gabrielli vai tentar reverter a imagem de que destinou os melhores investimentos da estatal para o vizinho Pernambuco.

 

 

 

Colaboraram: Cristiano Zaia e Guilherme Queiroz