08/12/2010 - 21:00
Já em fevereiro, cerca de 700 dos 4,7 mil funcionários da instituição estarão aptos a se aposentar, segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do BC. Outros 900 devem encerrar a carreira até 2013.
Marinha
Parceria empresarial
No páreo para abocanhar o bilionário contrato de reaparelhamento da flotilha da Marinha, a britânica BAE Systems peregrinou por estaleiros do Rio em busca de futuros parceiros para a construção de embarcações. O projeto prevê a venda de 11 navios, sendo cinco fragatas de grande porte para patrulhamento do mar territorial.
Cena no Planalto
Cuidado com a biografia
Na semana em que a presidente eleita Dilma Rousseff avançou na montagem do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se esforçou para emplacar mais um nome do Ministério de Dilma. Ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula inaugurou um grupo de escolas técnicas e tenta reabilitar a imagem do ministro, abalada com o escândalo do Enem.
Doações
O ministério das doações
Um eleitor identificado como “Não Vote na Dilma” é o campeão de doações individuais à campanha da presidente eleita, Dilma Rousseff. Foram 17 operações via cartão de crédito, cada uma de R$ 13 – o número do PT – feitas entre 16 e 19 de outubro. A estranheza da contribuição não para por aí: o CPF declarado nas doações não consta na Receita.
Alcântara
Expansão da base
O governo federal chegou a um consenso sobre o projeto de expansão da base espacial de Alcântara (MA). Com aval do presidente Lula, os ministros da Defesa, Ciência e Tecnologia, Igualdade Racial e AGU devem visitar o local nesta semana para anunciar a tão esperada obra.
Eleição
Obrigação partidária
Os três membros da diretoria executiva da Petrobras ligados ao PT cumpriram com seu dever partidário nas eleições. O presidente José Sérgio Gabrielli, a diretora de Gás e Energia, Graça Foster, e o diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, contribuíram, cada um, com R$ 24 mil para a campanha de Dilma Rousseff.
Notas
O presidente Lula termina seu governo com mais um recorde: nunca antes na história do País foram criadas tantas ouvidorias públicas. Os Três Poderes contam hoje com 155 ouvidorias, 115 delas abertas nos últimos oito anos. Somadas as esferas federal, estadual e municipal, o País se aproxima de 600 órgãos do gênero.
O novo governo quer consolidar o conceito de agricultura de baixo carbono. Além de aproveitar os espaços já degradados, a intenção é derrubar o discurso europeu, que usa a proteção do meio ambiente para barrar produtos brasileiros. O esforço é para que o Brasil não fique refém das barreiras, mas vire o jogo para liderar o mercado de agricultura sustentável.
Com Guilherme Queiroz e Rodolfo Borges