Osetor automotivo passa por uma crise sem precedentes no País. As principais empresas do setor, que surfaram na onda do crédito farto na última década, hoje enfrentam as agruras do desaquecimento da economia. No ano passado, a queda no número de emplacamentos foi de 7,4%, a maior desde 2002 e a segunda seguida. O fim da desoneração do IPI, que vigorou de 2008 até o 2013, foi uma das causas da retração no setor.

Nos últimos quatro anos, a indústria nacional de automóveis perdeu R$ 41,9 bilhões em faturamento. Endividados, os consumidores adiam a compra de carros novos cada vez mais. Nesse contexto, é surpreendente que uma distribuidora de veículos tenha alcançado um crescimento invejável no faturamento, em 2014. Esse é o caso da Slaviero, tradicional revenda paranaense da Ford, vencedora do ranking setorial de autopeças no anuário AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.

Com três lojas em Curitiba, sendo uma de caminhões, e uma quarta em Brasília, A Ford Slaviero faturou R$ 277,4 milhões, no ano passado, ante R$ 232,2 milhões em 2013. Enquanto o mercado despencou, as receitas cresceram 19,5%. A empresa, que completou 65 anos, possui 20 mil metros quadrados de instalações próprias.

—–

Confira as demais matérias do Especial As Melhores do Middle Market 2015

Confira também o ranking das 500 melhores empresas