A startup de reciclagem através do Blockchain Polen e o Movimento Menos 1 Lixo, plataforma de disseminação de práticas sustentáveis, se juntaram com o objetivo de lançar um aplicativo que irá mapear os pontos de coleta de resíduos sólidos nos 26 estados e no Distrito Federal. O objetivo é tornar mais fácil a coleta dos materiais recicláveis para as pessoas.

O start do projeto aconteceu em novembro e o aplicativo ainda está em fase de testes, com previsão de lançamento oficial em junho deste ano. Após essa etapa, serão designados fiscais para cada estado e um coordenador para cada uma das cinco regiões do país, com a função de monitorar as atividade e trabalhar os dados recebidos.

Com as informações compiladas no app, será possível ter acesso ao mapa de cooperativas e recicladoras no Brasil; mapa de infraestrutura recicladora por região; capacidade da triagem das cooperativas por tipo de material; seus indicadores socioeconômicos; e dados que possam apoiar a tomada de decisão estratégica das empresas, contribuindo com políticas internas que atendam as premissas da agenda ESG.

(Nota publicada na edição 1307 da Revista Dinheiro)