A água é uma mercadoria escassa em várias partes do globo. Diante disso, muitos pesquisadores se debruçam na tarefa de ampliar as fontes de abastecimento. O pesquisador francês Georges Mougin convenceu a conterrânea Dassault Systemes, que desenvolve softwares para engenharia, a apoiar o projeto que prevê a captura de icebergs. Eles seriam vendidos aos países que enfrentam escassez de água. “As pesquisas já provaram que o negócio é viável”, disse à DINHEIRO Cédric Simard, diretor do programa Ice Dream. Se todos os icebergs que “navegam” no oceano fossem resgatados, eles teriam uma quantidade de água equivalente a um ano do consumo humano no planeta. Conheça detalhes da empreitada:

16.jpg

 

 

 

 

Empresas do Bem


Educação


A aposta da Marítima

 

A Marítima Seguros, presidida por Francisco Caiuby Vidigal, é a mais nova parceria da ONG paulista Associação Vida Jovem. A entidade atua no aprimoramento sócio-educacional de crianças e adolescentes que vivem nos bairros da periferia da cidade. Para isso, investe em programas culturais, além de cursos profissionalizantes. A expectativa é que esta parceria ajude a cerca de 350 jovens. O portfólio de projetos apoiados pela seguradora inclui ainda programas de incentivo à leitura.  

 

17.jpg

 

 

 

Saúde


Operação sorriso

 

Santarém, cidade situada no Pará, será a última escala brasileira, neste ano, do projeto Operação Sorriso tocado pelo laboratório americano Abbott, comandado por Gaetano Crupi. A iniciativa global consiste em viabilizar intervenções cirúrgicas em portadores de lábio leporino. A doença é congênita e afeta um em cada 650 bebês nascidos vivos. No Brasil, estima-se que 280 mil pessoas sofram deste mal. Caberá ao laboratório fornecer os medicamentos e capacitar os profissionais. 

 

18.jpg

 

 

 

 

Construção


O exemplo da Califórnia 

 

A Califórnia se tornou o berço da chamada Nova Economia. Em breve, poderá despontar como o Estado americano pioneiro na implementação da arquitetura verde. É que o governo estadual aprovou uma lei que prevê a construção, até 2020, de conjuntos residenciais com consumo zero de energia. Um dos modelos (foto) em estudo é assinado pelo escritório Moller Architects. O problema é como transformar essa meta em realidade, em função do elevado custo dos materiais envolvidos. 

 

19.jpg

 

 

 

Construção I 


Tijolo online 

 

Pioneiro no sistema de venda pela internet de produtos sustentáveis, como mochilas dotadas de placas solares (foto), o empresário carioca Marcos Wettreich se prepara para dar mais uma tacada nessa área. Graças à parceria com o Banco Santander, sócio do portal Greenvana, de comércio eletrônico, ele está criando um site para vender produtos dessa linha para a construção. As opções incluem desde tijolo até equipamentos sofisticados como sistemas de geração de energia eólica e solar. 

 

20.jpg

 

 

 

Design


Bolsa comestível?

 

Criatividade é um componente importante na carreira de qualquer artista. Ao que parece, o premiado fotógrafo e designer italiano Fulvio Bonavia levou essa máxima ao pé da letra ao idealizar as sandálias e bolsas cuja parte externa é forrada de frutas e vegetais. Sua meta era unir moda e natureza de maneira harmônica, apostando em materiais simples, mas que conferem um jeitão diferenciado aos produtos. Não está claro se suas criações, que incluem a bolsa feita de brócolis e a de bluberry (foto), serão colocadas à venda.

 

21.jpg

 

 

 

 

Energia

 

22.jpg