09/01/2013 - 21:00
Biodiversidade
Sinal de alerta
Nos últimos 30 anos, o Brasil perdeu 45 mil quilômetros quadrados de florestas em áreas protegidas, como reservas extrativistas. O dado consta de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Conheça alguns detalhes do estudo:
Energia
Casas iluminadas
A venda da energia gerada nas residências, algo comum nos países da Europa e da Ásia, também será possível no Brasil. É que acaba de entrar em vigor a lei que permite “vender” às concessionárias, como a Eletropaulo, o excedente produzido por sistema solar (foto) ou eólico individual. Para se beneficiar da legislação é preciso investir pelo menos R$ 15 mil em equipamentos. Na Alemanha, a geração doméstica de energia responde por até 20% do consumo de algumas cidades.
Tecnologia
Caminhos para a reciclagem
Encontrar postos de descarte de materiais recicláveis nem sempre é uma tarefa fácil. De olho no potencial desse mercado, o estudante carioca Marco Combat criou um aplicativo para celular, baseado no sistema Android, que mapeia os endereços do Rio de Janeiro aos quais é possível levar desde vidro até papel, metais e óleo de cozinha usado. Agora, ele está trabalhando nas versões para iPhone e Windows Phone.
Não precisa anotar!
Poluição
Grifes na mira dos ambientalistas
Começa a dar resultados a pressão de ambientalistas contra grifes que utilizam em suas roupas insumos considerados tóxicos, como tintas à base de chumbo. A Levi’s se comprometeu com o Greenpeace a eliminar essas substâncias de sua cadeia de fornecedores até o final de 2020. Ao longo de 2013, a Levi’s espera concluir o inventário da composição de suas matérias-primas: fios, tecidos e botões, por exemplo. Zara, GAP e Victoria’s Secret também estão na mira do Greenpeace.
Empresas do Bem
Educação
Volkswagen acelera
Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí acabam de ser inseridos na lista de Estados beneficiados pelos programas educacionais da Volkswagen, presidida por Thomas Schmall. Os projetos são tocados em parceria com as prefeituras. Desde 2002, já foram aplicados R$ 77 milhões.
Treinamento
Trabalho social
O Instituto George Mark Klabin, de São Paulo, celebra 20 anos em ritmo de expansão, com a abertura de filiais no Rio de Janeiro e em Natal. Em 2012, foram treinados 11,5 mil jovens para atuar nos setores de hotelaria e entretenimento, graças ao apoio de parceiros como Accor e Cinemark.