Engenheiro elétrico de formação, Rafael Henrique Rodrigues é um dos fundadores do Instituto Recicleiros, ONG criada para trazer mais eficiência para o processo de coleta e reciclagem de resíduos.

O objetivo
“Com o Instituto Recicleiros queremos mostrar que é possível fazer uma gestão sustentável de resíduos ao trazer eficiência produtiva para a cadeia, com pagamento justo aos trabalhadores e governança na gestão”

Frentes de atuação
“Em uma das nossas frentes, capacitamos as prefeituras para que elas elaborem e implementem suas políticas públicas para a coleta seletiva e reciclagem. Em outra, incubamos cooperativas enquanto capacitamos catadores para que se qualifiquem como empreendedores coletivos organizados em cooperativas”

Incubação
“Ajudamos a estruturar a cooperativa do ponto de vista da operação, administração e gestão. Trabalhamos juntos por cerca de cinco anos. No sexto, o projeto é emancipado e o Instituto Recicleiros sai do projeto. Nesse ponto os cooperados já tem contratos com prefeituras, clientes finais e andam sozinhos.”

Meta
“Hoje o Instituto opera em 14 praças do País com foco na gestão de resíduo sólido urbano. A meta é trabalhar com 60 cidades ate 2025 com plantas com capacidade média de reciclagem de 200 toneladas por mês em um turno.”

(Nota publicada na edição 1316 da Revista Dinheiro)