Ativista trans, Ariel Nobre é um dos idealizadores e líderes do Observatório da Diversidade na Propaganda. O objetivo é traçar metas para que o setor avance com consistência na inclusão de grupos minorizados.

O QUE É
“O Observatório é uma associação de agências de comunicação criada para acelerar a diversidade, equidade e inclusão no mercado. Faremos isso estabelecendo metas e cuidando da governança de ações para que os compromissos sejam cunpridos.”

RECURSOS E AÇÕES
“Temos pouco mais de meio milhão de reais a serem aplicados em ações afirmativas em 2023. Os recursos vieram das agências para viabilizar um diagnóstico setorial sobre a diversidade. A partir dele, traçaremos metas e faremos ações educativas e outros trabalhos para o avanço da agenda.”

CARTA
“Uma das ações de sensibilização veio do meu inconformismo de saber que o Brasil é há 14 anos o País que mais mata trans no mundo. Então escrevi 14 cartas a mão para líderes de agências e de marketing pedindo por mais inclusão. O Brasil precisa de mais líderes trans na comunicação.”

POR QUE NA COMUNICAÇÃO?
“Porque a propaganda é um forte elemento cultural e de transformação no Brasil e não há trans na comunicação. A sociedade está sendo educada sobre o que é ser trans pelo olhar do homem branco cisgênero. Eles falam sobre nós, mas não nos deixam falar.”

(Nota publicada na edição 1313 da Revista Dinheiro)