Mesmo com erros, críticas e uma carta com nomes importantes para interromper o desenvolvimento das inteligências artificiais, ferramentas como o ChatGPT chegaram para ficar. Para André Miceli, CEO e editor-chefe da MIT Tech Review Brasil, estas serão as consequências:

Como essas tecnologias afetam diferentes posições?
Em linhas gerais aquelas que dependem de um conjunto de buscas e pesquisas, assim como a consolidação dessas informações. Em um roteiro turístico, por exemplo, é necessário buscar um grande volume de informações sobre atrações, passeios, entre outras. Esse tipo de trabalho é certamente afetado.

Como os profissionais devem lidar com isso?
As pessoas mais bem preparadas vão colocar essas tecnologias para fazer essa parte do trabalho e elas vão fazer outras partes que dependem por exemplo do relacionamento humano. Uma parceria bem desenhada entre a tecnologia e o ser humano, fazendo com que cada um possa entregar o que tem de melhor.

O que é o Nora?
O Nora, ou No One Right Answer (Ninguém Resposta Certa na tradução direta), são perguntas que podem ter mais de uma resposta dependendo do contexto dependendo da opinião ou da visão das pessoas. Um algoritmo não conseguiria chegar a esse nível.

Dê um exemplo
Por exemplo, abrir uma exceção num hotel para resolver um determinado problema de um cliente, que eventualmente pode causar até um prejuízo. A IA não consegue fazer um julgamento como o de entender que o relacionamento de longo prazo pode justificar esse prejuízo momentâneo.

(Nota publicada na edição 1320 da Revista Dinheiro)