09/12/2022 - 2:10
O Grupo Pão de Açúcar informou na quarta-feira (7) que sua meta de margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustada para 2024 será de 8% a 9%. O número é maior que a margem Ebitda ajustada anualizada de 2021, que foi de 7,4%, e também do acumulado de 2022 até setembro, de 6,6%. “Esse crescimento da margem ajustada está, principalmente, lastreado em três linhas do resultado: aumento da margem comercial, redução do nível de quebra e maior diluição das despesas corporativas”, afirmou a empresa em comunicado. O grupo informou ainda que manteve a expectativa de abrir mais 300 novas lojas até o término de 2024. Para o longo prazo, o Pão de Açúcar planeja uma expansão digital com o objetivo de restaurar crescimento e rentabilidade. “Mostramos nosso comprometimento e confiança na execução dos projetos, assim como nos resultados já observados, para o êxito na entrega do plano estratégico de longo prazo.”
MINERAÇÃO
Vale deve produzir menos
A Vale informou na quarta-feira (7) que estima uma produção de 310 milhões de toneladas de minério de ferro para 2022. O número é 3,1% menor que a ponta mais baixa da projeção divulgada em 29 de novembro do ano passado, quando a Vale estimou a produção entre 320 e 335 milhões de toneladas de minério de ferro para 2022. Para 2023, a empresa espera uma variação entre 310 e 320 milhões de toneladas de minério. O investimento deve ficar em US$ 6 bilhões em 2023.
FRIGORÍFICO
JBS faz compras nos EUA
A JBS informou na sexta-feira (2) que sua subsidiária dos EUA comprou a TriOak Foods, produtora de suínos e comerciante de grãos. “O acordo decorre do longo e forte relacionamento entre a JBS USA e a TriOAk, sociedade familiar fundada em 1951”, afirmou a JBS. De acordo com o documento, a JBS dos EUA tem sido compradora exclusiva dos suínos da TriOak nos últimos cinco anos. “Ao adquirir a TriOak, a JBS garante acesso a um fornecimento consistente de carne suína.”
FINANCEIRO
Modal amplia oferta de seguros com BMG
O Banco Modal informou na terça-feira (6) que fechou parceria com a BMG Seguros, subsidiária do Banco BMG. Com a operação, o Modal amplia a sua oferta de seguros, acrescentando o seguro compreensivo empresarial, da BMG, no formato insurance as a service (seguro como serviço). Para o membro do comitê executivo do Modal André Lauzana, o objetivo da vertical é impulsionar a atividade econômica. “São soluções como essa que permitem ao parceiro atender aos seus clientes e potencializar ganhos”, disse.
ÓLEO E GÁS
Petrobras inicia venda dA METANOR
A Petrobras informou na terça-feira (6) que iniciou a fase vinculante, quando as negociações ficam em um estágio mais avançado, da venda da petroquímica Metanor. A empresa a ser vendida está localizada na cidade de Camaçari, na Bahia. A venda a ser realizada corresponde a fatia de 34,54% detida pela Petrobras no capital social da Metanor. “Os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence (investigações) e para o envio das propostas”, afirmou a empresa.
DESTAQUE DO PREGÃO
Ecorodovias acelera Após relatório do Credit Suisse

As ações da Ecorodovias saltaram 6,5% na terça-feira (6). A alta aconteceu após relatório do Credit Suisse calcular que a ação da empresa tem um potencial de alta de 63%, além de estimar que ela pode pagar um dividend yield (DY) de 14,5% ao ano em 2023. Todavia, segundo Regis Cardoso e sua equipe, a inflação da construção pode atrapalhar. “A alta dos preços pode travar os investimentos futuros”, disseram. Um dia antes, o Itaú BBA também divulgou relatório em que especialistas rebaixaram a classificação do papel de outperform para market perform. “Esperamos que a Ecorodovias seja um bom nome após os investidores ganharem confiança na reversão do ciclo de juros. No entanto, devido às incertezas do cenário macro, acreditamos que é cedo para ficarmos otimistas”, afirmaram Daniel Gasparete e sua equipe.
PAGAMENTOS
Safra compra a startup Saurus
O Safra anunciou na quarta-feira (7) que comprou a Saurus, empresa de tecnologia especializada em pagamentos. A adquirida possui mais de 10 mil clientes ativos. Para Pedro Coutinho, da Safrapay, a compra deve tornar a companhia ainda mais próxima dos serviços financeiros das operações do varejo. “Um de nossos objetivos é proporcionar uma gestão simplificada, promovendo melhor controle financeiro dos negócios aos nossos clientes”, disse.