06/02/2013 - 21:00
Fast-food
A dieta do McDonald’s
A pressão contra as redes de fast-food está obrigando o McDonalds’s a mudar sua estratégia na hora de adquirir insumos. A empresa acaba de aderir ao selo MSC, que garante que o peixe usado em sanduíches como o McFish foi pescado de forma legal e sem causar impacto ao meio ambiente. A medida é vista como um passo importante para que a certificação ganhe cada vez mais adeptos, devido ao poder de compra da dona do Ronald.
Reciclagem
Lucro que vem do lixo
O economista paulistano José Augusto Garutti viu na lei de Resíduos Sólidos uma oportunidade de criar um negócio com perfil ecológico. Por meio da Ecoassist Serviços Sustentáveis, ele presta consultoria e realiza o trabalho de coleta e destinação correta de eletrodomésticos, aparelhos eletroeletrônicos e até móveis usados. O serviço é oferecido gratuitamente para clientes de empresas parceiras, como a seguradora Allianz. A Ecoassist gerencia 150 toneladas de resíduos por mês.
Energia
Aposta em fontes alternativas
Os detritos resultantes da produção industrial podem ser vistos de duas formas: como um potencial dano ambiental ou uma oportunidade de negócio. A subsidiária da alemã Huber Technology está apostando na última opção. Para isso, está trazendo para o Brasil um equipamento capaz de unir tratamento de resíduos industriais e esgoto com a geração de renda. A máquina faz a secagem do lodo e o calor gerado no processo pode ser utilizado na produção de energia.
Transporte
Segurança com estilo
Acidentes envolvendo ciclistas acontecem diariamente. Principalmente à noite, quando as magrelas ficam muitas vezes “invisíveis”. Para tentar minorar o problema, o advogado e ciclista de carteirinha Josh Zisson, morador de New Hampshire, nos EUA, criou a Bicicleta Mais Segura do Mundo (foto). A magrela conta com uma pintura especial capaz de torná-la visível a uma boa distância. A tinta é isenta de insumos tóxicos.
Empresas do Bem
Financiamento
Verba contra a poluição
Projetos que reduzem a emissão de dióxido de carbono poderão concorrer a financiamentos do Itaú Unibanco, presidido por Roberto Setubal. A verba sairá de parte do valor arrecadado com a taxa de administração do fundo Itaú Ekos.
Ecologia
BB na floresta
A Fundação Banco do Brasil, presidida por Jorge Streit, se uniu ao WWF. Os principais eixos da parceria são o reflorestamento de áreas degradadas e o incentivo a práticas de agricultura sustentável nos assentamentos e fazendas da região de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo.